Os Estados Unidos deverão anunciar já amanhã um novo pacote de ajuda militar à Ucrânia, no valor de 500 milhões de dólares (cerca de 458 milhões de euros), avança o The Guardian esta segunda-feira.
O pacote de ajuda militar incluirá veículos terrestres enquanto a Ucrânia pressiona a sua contraofensiva, disseram duas autoridades dos EUA.
Espera-se que sejam incluídos 30 veículos de combate Bradley e 25 veículos blindados Stryker.
Como parte do pacote de ajuda, a Ucrânia receberá ainda munições para Sistemas de Foguetes de Artilharia de Alta Mobilidade (HIMARS), armas antitanque incluindo Javelins e munições para sistemas antiaéreos Patriot e Stinger.
Recorde-se que a Rússia invadiu a Ucrânia a 24 de fevereiro de 2022 e, desde então, o conflito já causou a fuga de mais de 14,7 milhões de pessoas - 6,5 milhões de deslocados internos e mais de 8,2 milhões para países europeus, segundo os dados da ONU.
Vladimir Putin justificou a invasão com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. Por sua vez, a comunidade internacional tem condenado o conflito e tem respondido com o envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.
Leia Também: Prigozhin diz que rebelião não era para "destronar liderança da Rússia"