Meteorologia

  • 19 NOVEMBER 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 21º

Cabo Verde. Recuperados objetos roubados da Fundação Amílcar Cabral

As polícias de Cabo Verde recuperaram os objetos roubados na Fundação Amílcar Cabral, num assalto no dia da independência do país, avançou hoje a instituição.

Cabo Verde. Recuperados objetos roubados da Fundação Amílcar Cabral
Notícias ao Minuto

14:29 - 07/07/23 por Lusa

Mundo Cabo Verde

"A Fundação Amílcar Cabral vem por esta via informar que a Polícia Nacional recuperou todos os objetos que foram roubados", anunciou a instituição, em comunicado.

"Agradecemos à Polícia Nacional e à Polícia Judiciária pela excelente atuação, aos meios de comunicação social que apoiaram na divulgação e a todos que solidarizaram connosco", concluiu a nota da fundação.

A mesma fonte não avançou, entretanto, se foram detidos os presumíveis autores do assalto, em que foram levados objetos do seu patrono, entre os quais uma mala de viagem e duas camisas que pertenciam a Amílcar Cabral (1924-1973), considerado o pai das nacionalidades cabo-verdiana e guineense.

"São peças únicas, de valor histórico incalculável que fazem parte do acervo do Museu Amílcar Cabral", sublinhou na quinta-feira a instituição, em instalações em albergam ainda o museu do seu patrono.

O assalto ocorreu ao final da tarde de quarta-feira, feriado e dia em que o país assinalou 48 anos da sua independência de Portugal, em 1975.

A Fundação Amílcar Cabral fica situada no Plateau, centro histórico da cidade da Praia, atrás da Igreja Nossa Senhora da Graça, em frente à Procuradoria da Justiça, e numa zona com muitas outras instituições públicas e privadas, entre as quais a Presidência da República, mas que ao fim de semana e feriado regista pouco movimento de pessoas.

À hora do assalto, a menos de 200 metros, o Presidente da República, José Maria Neves, realizava a cerimónia de condecoração precisamente com a Ordem Amílcar Cabral da viúva do primeiro Presidente de Angola, Maria Eugénia Neto, segundo grau, e do antigo primeiro-ministro da Tanzânia e antigo secretário-geral da Organização da União Africana (OUA), Salim Ahmed Salim, primeiro grau, e decorriam várias atividades para comemorar os 48 anos da independência.

Leia Também: Cabo Verde distingue Salim Ahmed Salim e Maria Eugénia Neto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório