Coreia do Norte critica descarga de água de Fukushima aprovada pela AIEA
A Coreia do Norte criticou hoje a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) por dar luz verde ao plano do Japão para descarregar água tratada da central nuclear de Fukushima.
© Lusa
Mundo Fukushima
Num comunicado de imprensa do Ministério da Proteção Ambiental, Pyongyang considerou irracional o comportamento da AIEA, afirmando que "apoia e facilita ativamente a descarga projetada pelo Japão de água poluída por energia nuclear", o que é "inimaginável".
A descarga de água terá "um impacto negativo fatal sobre a vida humana, a segurança e o ambiente ecológico", considerou o regime norte-coreano.
O plano, que deverá iniciar-se este ano, suscitou inquietação nos vizinhos do Japão, levando a China a interditar algumas exportações alimentares e dando origem a manifestações no sábado na Coreia do Sul, em plena visita do diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi.
Os deputados da oposição sul-coreana mobilizaram-se igualmente contra o plano de Tóquio, com alguns a encetarem mesmo uma greve de fome. Grossi deverá encontrar-se hoje com membros da oposição no parlamento.
O organismo de controlo nuclear das Nações Unidas aprovou o plano do Governo japonês para se livrar -- após tratamento e diluição -- de cerca de 1,33 milhões de toneladas de água contaminada, armazenada num local da central que em breve ficará saturado.
A central nuclear foi devastada por um acidente provocado por um sismo e consequente tsunami em 2011.
A AIEA considerou hoje que o projeto "satisfaz as normas internacionais de segurança" e que terá um impacto "insignificante na população e no meio ambiente".
Após um encontro hoje entre Grossi e o ministro sul-coreano dos Negócios Estrangeiros, Park Jin, o diretor da AIEA assegurou que a agência continuará na central de Fukushima para garantir a segurança "a cada etapa do processo", escrevendo na rede social Twitter que "o que agora começa é mais importante do que o trabalho desenvolvido até ao presente".
Leia Também: Chefe da AIEA no Japão para avaliar plano para águas de Fukushima
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com