Três jovens morreram após consumir droga que em 2021 fez soar alarmes
As pastilhas de ecstasy em causa são consideradas uma das drogas mais pesadas alguma vez testadas nos EUA e no Reino Unido.
© Twitter/Mandrake
Mundo drogas
É conhecida como 'Blue Punisher' e considerada muito perigosa. O consumo desta droga provocou a morte de três jovens, duas delas menores de idade, na semana passada, na Alemanha, voltando a surgir alertas para o perigo do consumo destas pastilhas de ecstasy.
As vítimas são uma jovem de 18 anos, que morreu após consumir esta droga na companhia do namorado, na sua casa; e duas adolescentes de 13 e 15 anos. Outros dois jovens estiveram internados em estado grave por causa do consumo desta droga sintética.
As três mortes voltaram a fazer soar os alarmes. Em 2021, a revista Vice afirmava que esta era a droga mais forte alguma vez encontrada no Reino Unido - é três vezes mais potente que o que seria esperado para uma droga do género.
As pastilhas 'Blue Punisher' são consideradas muito perigosas devido à elevada quantidade de anfetaminas que possuem, escreve o 20 minutos, referindo que estas se caracterizam por serem triangulares, azuis e conterem o logótipo do 'Justiceiro', da Marvel, estampado.
O laboratório Rugsdata, sediado nos EUA, testou milhares de comprimidos de ecstasy de todo o mundo e um porta-voz disse que esta droga era "mais forte do que qualquer comprimido" que alguma vez tinham testado.
O laboratório Manchester Drug Analysis & Knowledge Exchange, conhecido como Mandrake, também testou estes comprimidos e descobriu que a sua dosagem continha uma enorme dose de MDMA, nomeadamente 477 miligramas, quando a dose normal de um comprimido de MDMA é de 80-120 mg.
WARNING! 12/11/2021. Multiple Blue “Punisher” embossed “thicker” tablets (LHS) confirmed by @MANDRAKE_LAB, to contain #MDMA (397 - 477 mg/tab) = to 4-5x the common oral dose. Even ½ of these pills is v. high dose. High dose will not increase effect but increases risk of death. pic.twitter.com/23fThTN4XW
— MANDRAKE (@MANDRAKE_LAB) November 12, 2021
Esta droga aumenta a atividade de substâncias químicas cerebrais como a dopamina, a norepinefrina e a serotonina, provocando sensações positivas e de prazer. No entanto, quando consumida de forma abusiva ou em grandes quantidades, pode causar a morte.
Leia Também: Leiria. Cinco detidos em operação da PSP contra o tráfico de droga
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com