'Estrela' da TV em escândalo sexual? BBC remete resposta para breve

Após a notícia avançada pelo tabloide The Sun, a emissora pública britânica confirmou a suspensão de um dos seus apresentadores e garantiu que está a trabalhar com as autoridades para reunir todos os factos.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
11/07/2023 10:54 ‧ 11/07/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

BBC

Depois de um pretenso escândalo sexual avançado pelo tabloide britânico The Sun, sobre um apresentador da BBC que terá pago a um adolescente por fotografias sexualmente explícitas, a BBC confirmou na segunda-feira que está a trabalhar com a polícia do Reino Unido sobre o caso e que o apresentador foi suspenso.

Na sexta-feira, o The Sun avançou que uma "estrela de topo" da emissora britânica tinha sido retirada do ar, após alegadamente pagar a um adolescente, na altura com 17 anos, cerca de 41 mil euros pelas fotografias. A identidade do apresentador não foi revelada, mas o jornal garante que é um nome de alto gabarito dentro da organização e muito conhecido pelo público.

A primeira queixa contra a pessoa terá surgido a 19 de maio e, a 8 de julho, o The Sun publicou as alegações, acrescentando testemunhos da mãe da alegada vítima, que disse que o filho, agora com 20 anos, tornou-se viciado em crack na sequência do incidente e garantindo ter visto provas que confirmam a transação e o envio de fotografias.

A BBC respondeu às alegações, com o diretor geral da emissora, Tim Davie, a referir que, a 6 de julho, recebeu relatos "de uma natureza diferente". No sábado, o The Sun publicou mais uma série de detalhes, afirmando que o apresentador em causa contactou "em pânico" o adolescente para exigir que a sua mãe travasse a investigação.

O caso motivou uma série de respostas por parte da emissora, que garantiu na segunda-feira que está a colaborar com a Polícia Metropolitana e que está a realizar uma investigação para "apurar todos os factos de modo a informar de forma apropriada os próximos passos", de acordo com os protocolos da empresa. Adiantou ainda que uma resposta sobre o caso deverá ser anunciada no espaço de alguns dias.

Vários apresentadores forçados a distanciar-se do caso

Tim Davie acrescentou, num e-mail aos funcionários da BBC, que esta considera as alegações "incrivelmente sérias", descreveu a situação como "complexa" e condenou ainda "rumores sem substância" que foram sendo criados nas redes sociais - e que forçaram muitos apresentadores, nomeadamente Clark, Jeremy Vine, Nicky Campbell e Gary Lineker, a defenderem-se contra acusações falsas.

O governo britânico já reagiu à notícia e, também no Twitter, a secretária da Cultura, Lucy Frazer, disse que "é importante que a BBC tenha agora o espaço para conduzir a sua investigação, estabelecer os factos e tomar ações apropriadas".

O The Sun alega ainda que a família do jovem, neste caso a mãe, mostrou-se descontente em maio com a falta de ação da emissora, ao ver o suposto apresentador em antena, optando por dirigir-se ao tabloide - conhecido pelo seu tom muitas vezes exagerado e polémico - para denunciar a situação. Esta contou ainda que viu imagens do apresentador em roupa interior, tiradas numa videochamada com o rapaz.

Na segunda-feira, o advogado da suposta vítima enviou uma carta à BBC, garantindo que "nada de inapropriado ou ilegal" ocorreu entre o jovem e o apresentador. O advogado explicou que o jovem enviou uma mensagem ao The Sun na sexta-feira à noite, negando todas as alegações e dizendo que as palavras da mãe "eram completamente erradas", considerando que a publicação do artigo era "inapropriada"..

"Ninguém do The Sun parece ter feito qualquer tentativa para contactar o nosso cliente antes da publicação das alegações", rematou o representante legal, informando que o jovem e a mãe não se dão bem

Leia Também: Síria cancela creditação da BBC após reportagem sobre tráfico de droga

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas