Meteorologia

  • 08 NOVEMBER 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 23º

Dezenas de resgatados na Líbia após serem abandonados pela Tunísia

Dezenas de migrantes africanos foram resgatados no deserto por guardas de fronteira líbios e pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), afirmou hoje o Ministério do Interior Líbio, que acusa a Tunísia de os ter abandonado ali.

Dezenas de resgatados na Líbia após serem abandonados pela Tunísia
Notícias ao Minuto

12:31 - 17/07/23 por Lusa

Mundo Migrações

"As patrulhas da Guarda de Fronteira resgataram dezenas de migrantes ilegais que fugiam das autoridades tunisinas em direção às zonas fronteiriças da Líbia", afirmou o Ministério do Interior em comunicado.

Na nota, a Líbia especificou que o resgate destas pessoas foi feito em colaboração com a OIM, que distribuiu alimentos, roupas e abrigo temporário às pessoas afetadas até que sejam tomadas novas medidas.

Num vídeo também divulgado pelas autoridades líbias, dois homens nigerianos afirmam ter sido espancados por soldados tunisinos e levados com outros para uma zona deserta, onde lhes foi dito para atravessarem para a Líbia, enquanto outro afirma que os passaportes foram retirados e queimados.

Os três homens afirmam que passaram dois dias no deserto antes de serem encontrados.

O incidente ocorre apenas um dia depois de a União Europeia (UE) e a Tunísia terem assinado um acordo em que o país norte-africano se compromete a cooperar com Bruxelas em matéria de imigração, em troca de uma ajuda financeira estimada em cerca de 900 milhões de euros.

Leia Também: Alto Comissariado para Migrações na nova agência "fortalece" acolhimento

Recomendados para si

;
Campo obrigatório