Biden convida Netanyahu para "reunião em breve" nos EUA
O presidente norte-americano, Joe Biden, convidou o primeiro-ministro israelita para uma reunião na Casa Branca, indicou hoje o gabinete de Benjamin Netanyahu, acrescentando que o convite foi aceite.
© Reuters
Mundo EUA
"O Presidente Biden convidou o primeiro-ministro para uma reunião em breve nos Estados Unidos. O primeiro-ministro aceitou o convite", indicou o gabinete de Netanyahu em comunicado.
Este convite surge quando o Governo de Netanyahu continua a defender o contestado projeto de reforma judicial que tem originado manifestações em Israel e até suscitou críticas da parte da administração norte-americana.
Durante uma conversa telefónica entre os dois dirigentes, Netanyahu "colocou o Presidente americano ao corrente sobre a lei que deverá ser adotada na próxima semana pelo parlamento, e a sua intenção (...) em obter um amplo apoio público (...) para o restante processo" legislativo, indicou o gabinete do primeiro-ministro, que se referiu a uma conversa "longa e calorosa".
Na semana passada o parlamento aprovou em primeira leitura uma medida chave da reforma destinada a anular a possibilidade para o poder judicial de se pronunciar sobre "o caráter lógico" das decisões do Governo.
O porta-voz da Casa Branca indicou na semana passada que o Presidente Biden iria receber o seu homólogo israelita Isaac Herzog terça-feira na Casa Branca.
Biden "insistirá sobre a importância dos valores democráticos que partilhamos e dos meios de avançar a liberdade, a prosperidade e a segurança para os palestinianos e os israelitas", indicou a porta-voz da Casa Branca em comunicado.
Foi ainda acrescentado que Biden irá também reafirmar o "indefetível apoio" de Washington à segurança de Israel, que este ano celebra o 75º aniversário da sua fundação.
Leia Também: Biden avisa Prigozhin: "No lugar dele, teria cuidado com o que come"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com