Espanha extradita ex-chefe da inteligência venezuelana para os EUA
Hugo Carvajal é acusado de crimes relacionados com o tráfico de droga.
© Emilio Naranjo/Pool via REUTERS/File Photo
Mundo Venezuela
O antigo chefe da inteligência da Venezuela, Hugo 'El Pollo' Carvajal, foi esta quarta-feira extraditado pelo governo espanhol para os Estados Unidos.
Carvajal, que é acusado de crimes relacionados com tráfico de droga, era aliado próximo do falecido presidente venezuelano, Hugo Chávez. Fugiu para Espanha, no entanto, em 2019, após ter 'virado as costas' ao seu sucessor, Nicolás Maduro.
O venezuelano - que foi detido pelas autoridades espanholas em 2021, depois de quase 2 anos em parte incerta - deverá ser presente perante tribunal em Nova Iorque nas próximas horas, após aterrar nos EUA.
É acusado pela Justiça norte-americana de ter, alegadamente, usado o seu cargo de chefe da inteligência militar para esconder carregamentos de cocaína da Venezuela com destino aos Estados Unidos. Terá, também, ajudado a fornecer armas às Farc, um grupo rebelde colombiano.
Carvajal, que ocupou o cargo entre 2004 e 2011, nega ter cometido qualquer crime. Em 2019, declarou o seu apoio por Juan Guaidó, líder da oposição venezuelana, e fugiu para Espanha, de onde foi, agora, extraditado para os EUA.
O Tribunal Europeu de Direitos Humanos negou, na semana passada, um requerimento do venezuelano, que procurava travar o processo de extradição, levando a Interpol a executar a ordem.
Leia Também: UE defende eleições justas na Venezuela como via para acabar com sanções
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com