Meteorologia

  • 18 NOVEMBER 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Britânicos elegem hoje deputados em três circunscrições parlamentares

Três circunscrições eleitorais em Inglaterra vão hoje a votos para escolher os respetivos deputados, que o Partido Conservador arrisca perder devido à impopularidade do atual Governo britânico liderado por Rishi Sunak.

Britânicos elegem hoje deputados em três circunscrições parlamentares
Notícias ao Minuto

06:47 - 20/07/23 por Lusa

Mundo Reino Unido

As urnas abrem às 07h00 e encerram às 22h00 (a mesma hora em Lisboa) em Uxbridge and South Ruislip (oeste de Londres), em Selby and Ainsty (norte de Inglaterra), e em Somerton and Frome (sudoeste de Inglaterra).

Os três assentos parlamentares situam-se em regiões tradicionalmente "tory" (conservadores), mas estas eleições parciais são normalmente uma oportunidade para um voto de protesto dos eleitores. 

"Eleições intercalares para os governos em exercício são sempre difíceis. Não espero que estas sejam diferentes", admitiu o primeiro-ministro, Rishi Sunak, refletindo o pessimismo sentido no partido.

Atualmente, o Partido Conservador está atrás nas preferências de voto em cerca de 20 pontos percentuais relativamente ao Partido Trabalhista (principal força da oposição britânica), que espera conquistar pelo menos dois destes lugares em disputa.

As atenções vão estar concentradas em Uxbridge and South Ruislip, circunscrição eleitoral representada pelo antigo primeiro-ministro Boris Johnson, que renunciou ao cargo de deputado insatisfeito com um relatório que concluiu que o antigo governante tinha mentido no parlamento sobre festas realizadas na residência e escritório oficial, em Downing Street, durante a pandemia de covid-19.

Mas a principal batalha será disputada em Selby and Ainsty, onde o deputado demissionário Nigel Adams ganhou confortavelmente em 2019 com 60% dos votos. 

Os Liberais Democratas, terceiro maior partido da oposição, são favoritos para ganhar em Somerton and Frome, lugar deixado vago por David Warburton, que se demitiu devido a alegações de consumo de cocaína e queixas de assédio sexual.

Mesmo se os conservadores liderados por Rishi Sunak perderem as três eleições, o partido continua a ter uma maioria absoluta superior a 50 deputados. 

Porém, a última vez que um partido no poder perdeu três eleições parciais num só dia foi em 1968, durante o mandato do então primeiro-ministro trabalhista Harold Wilson.

A contagem dos boletins deverá começar logo após o encerramento das urnas, às 22h00, e os resultados anunciados durante a madrugada. 

Leia Também: Partidos britânicos vão medir forças. O que está em causa?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório