Espanha. Militantes do PP já celebram à porta da sede do partido
Militantes do Partido Popular espanhol (PP, direita) estão a juntar-se na porta da sede do partido, em Madrid, desde as 20h00 locais (19h00 em Lisboa) para "as celebrações" da vitória nas eleições legislativas de hoje.
© Carlos Lujan/Europa Press via Getty Images
Mundo Espanha/Eleições
Pouco depois das 20h00, quando duas televisões nacionais deram sondagens a garantir a vitória do PP nas eleições, havia já dezenas de militantes do partido na rua Génova, no centro de Madrid, preparados para celebrar o resultado, e o grupo não tem parado de aumentar.
O partido montou durante a tarde um palco a partir da varanda do edifício, com um ecrã gigante, com o 'slogan' que o PP usou nesta campanha, "é o momento", e uma lona a cobrir a fachada do prédio com a cara do presidente do PP, Alberto Núñez Feijóo.
Empunhando bandeiras de Espanha e do PP, os militantes vão-se concentrando nas ruas Génova e Zurbano, que está já cortada ao trânsito.
Nem todos esperaram pelas sondagens divulgadas nas televisões para se dirigirem para o local, confiantes há dias na vitória do partido.
Ismael Serrano, 25 anos, que fez uma viagem de cerca de uma hora desde Toledo ao final da tarde até Madrid por gostar "de celebrações", já sabia que o PP iria ganhar e espera agora que governe sem o partido de extrema-direita VOX.
Ismael garante que já foi do VOX, de uma estrutura local, e "não há democracia" no partido de extrema-direita.
"O PP é o único partido que sempre levou para a frente Espanha", acrescentou, contente pelas sondagens confirmarem a derrota dos socialistas, que "deram cabo de tudo", com leis como a da autodeterminação de género e outras que defendem "os ocupas" de casas.
Também Francisco Quesada, um estudante de 19 anos, veio desde Ciudad Real, num comboio de alta velocidade, com a mãe e a prima para "a celebração" da vitória do PP em Madrid.
Francisco é da Juventude Popular e só soube pela Lusa que as sondagens divulgadas às 20h00 davam a vitória ao partido.
Disse que "nem tinha ido ver", de tão confiante que já estava na vitória.
A possibilidade de uma coligação com o VOX não o incomoda, nem ao resto da família.
"Entre aquilo que se diz e aquilo que é há muita diferença", justifica a prima, Judite Quesada.
O Partido Popular deverá vencer as eleições de hoje em Espanha, mas necessitará de se coligar com o VOX para conseguir uma maioria governamental, segundo sondagens divulgadas pelas televisões espanholas TVE e Telecinco.
As sondagens foram divulgadas às 20h00 locais (19h00 em Lisboa) hora de fecho das urnas, exceto nas Canárias, onde a votação se prolonga até às 21h00 (20h00 em Lisboa).
Leia Também: AO MINUTO: Urnas fechadas; PP reivindica vitória e derrota de Sánchez
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com