Pentágono revela que Coreia do Norte respondeu à ONU sobre soldado detido
Não se sabe nada sobre soldado norte-americano desde o dia em que atravessou a fronteira da Coreia do Sul para a Coreia do Norte.
© Getty Images
Mundo Pentágono
O Pentágono revelou, na terça-feira, que Pyongyang respondeu ao Comando das Nações Unidas sobre Travis King, soldado das Forças Armadas dos Estados Unidos, detido após atravessar a fronteira da Coreia do Sul para a Coreia do Norte. Contudo, a resposta foi sucinta.
"Posso confirmar que a Coreia do Norte respondeu ao Comando das Nações Unidas, mas não temos nenhum avanço significativo para dar", afirmou o porta-voz do Pentágono Patrick Ryder, em conferência de imprensa.
Segundo o responsável, a Coreia do Norte apenas informou o Comando da ONU de que recebeu o pedido de informações sobre o soldado. No entanto, não deu quaisquer notícias sobre o seu estado de saúde.
Recorde-se que Travis King atravessou a fronteira da Coreia do Sul para a Coreia do Norte no passado dia 18 de julho, durante uma tour turística à aldeia fronteiriça coreana de Panmunjom, localizada dentro da Zona Desmilitarizada de 248 quilómetros de comprimento, que foi criada no final da Guerra da Coreia.
A 24 de julho, o vice-chefe da delegação da ONU na Coreia do Sul disse tinham sido iniciadas "conversações" com Pyongyang sobre o soldado americano.
Os analistas têm recordado que a Coreia do Norte costuma demorar semanas ou meses para fornecer informações significativas deste género, a fim de potenciar influência e aumentar a urgência dos esforços dos Estados Unidos para garantir a libertação.
Segundo a AP, a Coreia do Norte pode tentar obter concessões de Washington, como por exemplo, fazer depender a libertação de King da redução das atividades militares dos Estados Unidos na Coreia do Sul.
Leia Também: Quem é Travis King, soldado que cruzou fronteira para a Coreia do Norte?
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com