Seis vítimas de escravatura moderna foram resgatadas pela Polícia Metropolitana de Londres, numa ação conjunta com a Europol, a Eurojust e a polícia romena, no norte de Londres.
O resgate deu-se na manhã desta sexta-feira, conta a BBC, no âmbito de três buscas domiciliárias em Colindale e em Barnet, na capital britânica.
Foi ainda detido um homem de 24 anos, sobre o qual pendia um mandado de captura britânico.
A ação "perturbou significativamente esta rede criminosa organizada", disse a inspetora Melanie Lillywhite.
Ao mesmo tempo, no seguimento da execução de 12 mandados em Iasi, na Roménia, foram detidas 12 pessoas para interrogatório sobre suspeitas de tráfico de pessoas. Armas de fogo, dinheiro, relógios e veículos foram apreendidos neste âmbito.
Um porta-voz da Polícia Metropolitana revelou que a rede recrutava mulheres na Roménia, fazendo-se passar por homens que estariam apaixonados por elas, levando-as até Londres. Uma vez lá, eram utilizadas em redes de prostituição.
"Membros desta rede criminosa organizada são suspeitos de recrutar e aliciar mulheres na Roménia antes de as traficar para o Reino Unido, onde são forçadas à prostituição. Infelizmente, esse tipo de exploração ainda acontece em Londres e no Reino Unido", disse Melanie Lillywhite.
Leia Também: IL alerta para risco de "escravatura" na contratação de médicos cubanos