Papa ligou a mãe de jovem que morreu após JMJ. "Receitaram paracetamol"
Autópsia ao corpo de Luca já foi realizada. Aguardam-se os resultados para determinar as causas da morte. Colegas dizem que médicos portugueses disseram-lhe que eram apenas "sintomas gripais".
© Facebook / Luca Re Sartù
Mundo JMJLisboa2023
O último adeus a Luca Re Sartù, o jovem de 24 anos que morreu no dia 11 de agosto, depois de ter participado na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Lisboa - onde os médicos italianos acreditam que contraiu uma infeção que acabou por se revelar fatal - aconteceu esta sexta-feira, dia 18 de agosto, na igreja de Sant’Ilario em Marnate, em Varese, Itália.
Durante o funeral, que esteve lotado, entre as mensagens de condolências, houve uma que se destacou: A do Papa Francisco.
A informação foi divulgada aos presentes pelo bispo auxiliar de Milão, D. Luca Raimondi, que celebrou a cerimónia fúnebre.
"No início da cerimónia, Raimondi disse que muitas pessoas estão a rezar connosco [por Luca], incluindo o Papa Francisco que telefonou à mãe de Luca, Annalisa, para a confortar e consolar pela perda do filho, um jovem de fé", disse aos jornalistas a autarca de Marnate, Elisabetta Galli.
Recorda o Corriere dela Sera que Luca foi um dos 35 jovens entre os 19 e os 30 anos de três paróquias da região que viajaram até Lisboa para participar na Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Depois do evento, alguns optaram por permanecer mais uns dias em Portugal para desfrutar de umas pequenas férias.
Médicos em Portugal terão receitado paracetamol
Foi num parque de campismo de São Pedro de Moel que Luca começou a dar os primeiros sinais de doença. Ao jornal italiano, os colegas que estiveram em Portugal com o jovem revelaram que este dirigiu-se ao serviço de urgência local e que os médicos diagnosticaram "sintomas gripais" e "receitaram paracetamol".
Ao regressar Itália, no dia 9 de agosto, o estado de saúde de Luca sofreu um agravamento. O jovem dirigiu-se ao Mater Domini de Castellanza, mas foi transportado, já em estado grave para o San Gerardo de Monza, onde acabou por morrer, alegadamente devido a uma infeção provocada por uma bactéria.
Os resultados da autópsia ao corpo do jovem, que era catequista, ainda não foram divulgados, mas os médicos italianos acreditam que Luca apanhou a bactéria em Portugal.
Leia Também: Funeral de italiano que morreu após JMJ é amanhã. Autópsia já foi feita
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com