Monica Poli, italiana que ficou conhecida por alertar turistas para a presença de carteiristas em alguns dos pontos mais conhecidos de Itália, com a famosa frase 'Attenzione pickpocket', não escapou e foi roubada em Veneza.
Segundo o jornal italiano Corriere del Veneto, a mulher ficou sem o seu telemóvel na quinta-feira, 17 de agosto, depois de um assaltante lhe tirar o aparelho das mãos.
Os factos ocorreram na Piazzale Roma, quando Monica estava acompanhada de outros voluntários do grupo 'Cittadini Non Distratti' ('Cidadãos Não Distraídos', em tradução livre), num momento de... distração.
Ainda não é certo se o roubo foi apenas mais um ou se foi uma retaliação. Note-se que a mulher, de 57 anos, costuma filmar os rostos dos alegados criminosos nos seus vídeos.
Recorde-se que Monica ficou conhecida por ser a voz por detrás das frases "Attenzione, pickpocket! Attenzione, borseggiatrici" ['Atenção, carteiristas', em português]. Os vídeos tornaram-se virais e as frases tornaram-se tão icónicas que o DJ brasileiro Alok fez um remix e passou no festival Tomorrowland, um dos maiores festivais de música eletrónica do mundo.
Apesar de se ter tornado conhecida agora, a missão de Mónica, que é vereadora pelo partido de extrema-direita Liga, fundado por Matteo Silvini, já começou há 30 anos.
Os vídeos começaram a ser publicados em 2019 no grupo de Facebook 'Cittadini Non Distratti', mas só se tornaram virais quando o grupo criou um perfil no TikTok.
Leia Também: Itália. Vai trabalhar e uma mulher com quatro filhos ocupa-lhe a casa