Câmara de vigilância em cima de balneário causa revolta na Austrália

A medida foi recebida com hesitação pelos habitantes locais.

Notícia

© ShutterStock

Notícias ao Minuto
18/08/2023 18:12 ‧ 18/08/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Austrália

As utilizadoras de um balneário público ficaram furiosas após terem descoberto uma câmara de vigilância colocada por cima de um balneário feminino muito frequentado numa zona de praia na Austrália, reporta o news.com.au.

A câmara foi instalada recentemente neste espaço em Oak Park, em Cronulla, a sul de Sydney, como parte de uma iniciativa do concelho municipal para garantir a segurança dos oceanos. Porém, a medida foi recebida com hesitação pelos habitantes locais.

Uma delas descreveu como inacreditável o facto de uma câmara ter sido colocada num local pouco ortodoxo e, numa publicação nas redes sociais, manifestou a sua preocupação por estar a captar imagens de mulheres e crianças enquanto estas mudavam de roupa.

"Se eu não tivesse visto com os meus próprios olhos, não poderia acreditar que aquilo era real. Tive de voltar a sair e a entrar, três vezes, para me certificar de que os meus próprios olhos não estavam a pregar-me partidas", referiu a mulher.

Ela reconheceu que a câmara tinha sido instalada para vigiar a zona de surf 'Sandshoes', que não era patrulhada. Porém, argumentou que, pela sua localização, também seria possível captar imagens do interior do balneário.

E disse ainda: "Este é um espaço onde as mulheres tomam banho, andam nuas, mudam de roupa, e também dão banho aos seus filhos pequenos, e no verão está cheio. Tudo o que queremos aqui é sentirmo-nos seguras. E lamento, mas isso não acontece".

A questão foi levantada pelos residentes junto do concelho municipal de Sutherland Shire, que, desde então, respondeu às preocupações da comunidade, revelando que iria tomar medidas, apesar de garantir que a câmara não permitia a captação de imagens no interior do balneário.

"Em resposta às preocupações manifestadas por alguns residentes locais, o conselho tenciona instalar uma proteção adicional por detrás da câmara e/ou ajustar a sua posição para tranquilizar ainda mais os utilizadores deste espaço e para combater qualquer equívoco sobre a utilização da vigilância neste local. Estes trabalhos serão efetuados antes de a câmara ficar operacional", esclareceu um porta-voz do concelho municipal.

Leia Também: Corpo em decomposição encontrado em quintal de habitação na Austrália

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas