As utilizadoras de um balneário público ficaram furiosas após terem descoberto uma câmara de vigilância colocada por cima de um balneário feminino muito frequentado numa zona de praia na Austrália, reporta o news.com.au.
A câmara foi instalada recentemente neste espaço em Oak Park, em Cronulla, a sul de Sydney, como parte de uma iniciativa do concelho municipal para garantir a segurança dos oceanos. Porém, a medida foi recebida com hesitação pelos habitantes locais.
Uma delas descreveu como inacreditável o facto de uma câmara ter sido colocada num local pouco ortodoxo e, numa publicação nas redes sociais, manifestou a sua preocupação por estar a captar imagens de mulheres e crianças enquanto estas mudavam de roupa.
"Se eu não tivesse visto com os meus próprios olhos, não poderia acreditar que aquilo era real. Tive de voltar a sair e a entrar, três vezes, para me certificar de que os meus próprios olhos não estavam a pregar-me partidas", referiu a mulher.
Ela reconheceu que a câmara tinha sido instalada para vigiar a zona de surf 'Sandshoes', que não era patrulhada. Porém, argumentou que, pela sua localização, também seria possível captar imagens do interior do balneário.
E disse ainda: "Este é um espaço onde as mulheres tomam banho, andam nuas, mudam de roupa, e também dão banho aos seus filhos pequenos, e no verão está cheio. Tudo o que queremos aqui é sentirmo-nos seguras. E lamento, mas isso não acontece".
A questão foi levantada pelos residentes junto do concelho municipal de Sutherland Shire, que, desde então, respondeu às preocupações da comunidade, revelando que iria tomar medidas, apesar de garantir que a câmara não permitia a captação de imagens no interior do balneário.
"Em resposta às preocupações manifestadas por alguns residentes locais, o conselho tenciona instalar uma proteção adicional por detrás da câmara e/ou ajustar a sua posição para tranquilizar ainda mais os utilizadores deste espaço e para combater qualquer equívoco sobre a utilização da vigilância neste local. Estes trabalhos serão efetuados antes de a câmara ficar operacional", esclareceu um porta-voz do concelho municipal.
Leia Também: Corpo em decomposição encontrado em quintal de habitação na Austrália