Meteorologia

  • 14 NOVEMBER 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 17º

Acordo de cereais? "Por enquanto, não vemos sinais", diz Lavrov

As palavras são do ministro dos Negócios Estrangeiros russo, que acrescentou ainda que se iria encontrar-se com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, ainda durante esta quinta-feira.

Acordo de cereais? "Por enquanto, não vemos sinais", diz Lavrov
Notícias ao Minuto

15:42 - 24/08/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Sergei Lavrov

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, afirmou, esta quinta-feira, que não há sinais de que o Ocidente honre a parte do acordo sobre os cereais do Mar Negro que afeta a Rússia.

"Por enquanto, não vemos esses sinais [de implementação do acordo de cereais]", frisou Lavrov, citado pela Reuters, à margem da cimeira dos BRICS, que decorre na África do Sul.

No entanto, o ministro russo acrescentou que iria encontrar-se com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, ainda durante esta quinta-feira, para discutir o acordo.

Recorde-se que, no mês passado, a Rússia retirou-se do acordo, que permitia a exportação de cereais a partir dos portos ucranianos do Mar Negro, afirmando que a comunidade internacional não tinha conseguido garantir que a Rússia também pudesse fazer as suas próprias exportações de cereais e fertilizantes ao abrigo do acordo, devido aos efeitos das sanções ocidentais.

O acordo, negociado entre as Nações Unidas e a Turquia em julho de 2022, tem como objetivo combater a subida acentuada dos preços dos alimentos a nível mundial, causada em parte pela invasão da Ucrânia pela Rússia. A Rússia e a Ucrânia são ambos grandes exportadores de cereais.

Leia Também: Países europeus acreditam em culpa do Kremlin na morte de Prigozhin

Recomendados para si

;
Campo obrigatório