Acordo de cereais? "Por enquanto, não vemos sinais", diz Lavrov
As palavras são do ministro dos Negócios Estrangeiros russo, que acrescentou ainda que se iria encontrar-se com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, ainda durante esta quinta-feira.
© Getty Images
Mundo Sergei Lavrov
O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, afirmou, esta quinta-feira, que não há sinais de que o Ocidente honre a parte do acordo sobre os cereais do Mar Negro que afeta a Rússia.
"Por enquanto, não vemos esses sinais [de implementação do acordo de cereais]", frisou Lavrov, citado pela Reuters, à margem da cimeira dos BRICS, que decorre na África do Sul.
No entanto, o ministro russo acrescentou que iria encontrar-se com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, ainda durante esta quinta-feira, para discutir o acordo.
Recorde-se que, no mês passado, a Rússia retirou-se do acordo, que permitia a exportação de cereais a partir dos portos ucranianos do Mar Negro, afirmando que a comunidade internacional não tinha conseguido garantir que a Rússia também pudesse fazer as suas próprias exportações de cereais e fertilizantes ao abrigo do acordo, devido aos efeitos das sanções ocidentais.
O acordo, negociado entre as Nações Unidas e a Turquia em julho de 2022, tem como objetivo combater a subida acentuada dos preços dos alimentos a nível mundial, causada em parte pela invasão da Ucrânia pela Rússia. A Rússia e a Ucrânia são ambos grandes exportadores de cereais.
Leia Também: Países europeus acreditam em culpa do Kremlin na morte de Prigozhin
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com