Habitantes de pequena aldeia nos Alpes protestam contra turismo excessivo
População de Halllstatt torna-se 14 vezes maior devido à quantidade de turistas. Os habitantes queixam-se do ruído sonoro e dos autocarros que entopem as ruas estreitas e dificultam a mobilidade.
© Joe Klamar/AFP via Getty Images
Mundo Turismo
Procurando por Hallstatt, não faltarão guias, sugestões e incentivos para que se desloque à pequena aldeia austríaca, situada no meio dos Alpes, dando conta das paisagens idílicas, das habitações adoráveis e das estâncias de ski na região. Mas os habitantes da localidade preferem que procure uma alternativa.
No fim de semana, vários locais protestaram contra o excesso de turismo na região, que faz com que a região fique completamente sobrelotada, entupida e dificulte a vida aos habitantes, que se tornaram efetivamente numa pequena minoria.
Hallstatt tem cerca de 700 habitantes. No entanto, segundo a BBC, cerca de 10 mil turistas chegam todos os dias à pequena localidade, o que equivale a 14 vezes a população nativa.
Num protesto realizado na entrada da região austríaca, os habitantes pediram limites ao número de entradas de pessoas estrangeiras por dia, assim como o fim de autocarros turísticos a partir das 17 horas.
© Reinhard Hörmandinger/APA/AFP via Getty Images
Hallstatt é muito semelhante a outras famosas estâncias de ski e de turismo nos Alpes, tanto na Áustria como na Suíça, situando-se junto a um lago e ficando rodeada pelas densas florestas e montanhas que tornaram famosa a região da 'Heidi'. A essência pitoresca da aldeia austríaca valeu-lhe a condecoração como Património Mundial da UNESCO.
O turismo começou a crescer após figurar num filme sul-coreano em 2006. Mas a nova era das redes sociais, com guias e contas de TikTok a impulsionar destinos e estabelecimentos outrora desconhecidos, tornou a situação insuportável.
A localidade já começou a tomar medidas, devido à quantidade de turistas que começaram a incomodar seriamente a vida da população. Num popular ponto para tirar selfies junto ao lago, a população decidiu colocar um muro de madeira para impedir a entrada de pessoas, num protesto contra a poluição sonora e o trânsito de autocarros que entupe as ruas estreitas - mas o muro acabou por ser removido depois dos turistas se queixarem nas redes sociais.
Antes da pandemia, Hallstatt acolhia cerca de um milhão de pessoas por ano.
Leia Também: Turismo. Proveitos aumentaram mais de 30% no 1.º semestre de 2023
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com