Rússia diz que situação no Gabão é motivo de profunda preocupação
A Rússia declarou hoje que está a acompanhar o desenrolar do golpe de Estado realizado por militares contra o Presidente do Gabão, Ali Bongo Ondimba, e que a situação é motivo de profunda preocupação.
© Reuters
Mundo Rússia
"A situação no Gabão é motivo de profunda preocupação. Estamos a seguir de perto o que está a acontecer" naquele país, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, durante a sua conferencia de imprensa diária, em Moscovo.
Entretanto, Peskov recusou-se a tirar "conclusões gerais" sobre o aumento da instabilidade em África como resultado dos últimos golpes de Estado que ocorreram no continente, nomeadamente em julho no Níger.
Os militares que estão a liderar o golpe de Estado anunciaram hoje, através do canal público de televisão, que o Presidente gabonês, Ali Bongo Ondimba, encontra-se em prisão domiciliária.
A declaração, transmitida pelo canal Gabon 24, acrescentou que outras pessoas do Governo foram detidas sob várias acusações. Um dos filhos de Ali Bongo está igualmente detido, anunciaram os militares golpistas.
O golpe de Estado ocorreu hoje, depois de terem sido anunciados os resultados das eleições, segundo os quais Ondimba permaneceria no poder, dando continuidade a 55 anos de domínio do poder pela sua família.
O golpistas anunciaram, também pela televisão pública, o cancelamento das eleições presidenciais que reelegeram no sábado o Presidente Ali Bongo Ondimba e a dissolução de todas as instituições democráticas.
Leia Também: Presidente angolano usa golpe no Gabão para pedir atenção de Inteligência
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com