Mohamed Al Fayed. Antigo dono do Harrods e do Fulham FC morre aos 94 anos
Al Fayed era o pai de Dodi Fayed, que seguia no mesmo carro que a Princesa Diana em 1997, em Paris, França. Ambos morreram na sequência do acidente de viação.
© Getty Images
Mundo Mohamed Al Fayed
O empresário egípcio Mohamed Al Fayed morreu aos 94 anos, avança, esta sexta-feira, a imprensa britânica.
De acordo com a Sky News, o corpo de Al Fayed foi enterrado hoje, após uma cerimónia na Mesquita Central de Londres, no Reino Unido.
Em comunicado, a família adiantou que Mohamed Al-Fayed morreu na quarta-feira.
Al Fayed era o pai de Dodi Fayed, que seguia no mesmo carro que a Princesa Diana em 1997, em Paris, França. Ambos morreram na sequência do acidente de viação.
Depois do acidente, Al Fayed alegou que a situação não tinha sido acidental e que tinha sido orquestrado pelos serviços de segurança britânicos.
Após uma investigação, as autoridades francesas concluíram que o despiste aconteceu devido à velocidade a que o carro seguia e também devido ao excesso de álcool detetado no sangue do motorista, Henri Paul. Uma investigação britânica corroborou esta teoria.
Al Fayed era um empresário de sucesso conhecido, nomeadamente, por ter sido o dono do Harrods e do Fulham FC. O departamento de lojas em Londres foi vendido à Qatar Holdings em 2010. Três anos mais tarde, vendeu também a equipa londrina ao empresário norte-americano Shahid Khan.
"Em nome de todos no Fulham Football Club, envio as minhas sinceras condolências à família e amigos de Mohamed Al-Fayed após a notícia do seu falecimento aos 94 anos", destacou o seu sucessor como proprietário, Shahid Khan, num comunicado divulgado na rede social Facebook citado pela agência Associated Press (AP).
Quem era Mohamed Al Fayed?
Al-Fayed permaneceu praticamente fora dos holofotes públicos na última década, morando na sua mansão em Surrey, no sudeste de Inglaterra, com a sua mulher Heini.
O empresário, que nasceu no Egito, construiu um império empresarial no Médio Oriente antes de se mudar para o Reino Unido na década de 1970.
Al-Fayed nunca realizou a sua ambição de obter um passaporte do seu país de adoção, de acordo com a estação BBC.
Cinco anos mais tarde, ansioso por garantir a sua posição, especificamente entre os escalões mais elevados da sociedade britânica, comprou o icónico hotel Paris Ritz com o seu irmão Ali por 20 milhões de libras.
Os irmãos adquiriram o Harrods em 1985 por 615 milhões de libras, após uma intensa 'guerra' de ofertas com o grupo de mineração Lonrho.
Depois, Al Fayed comprou o Fulham Football Club na década de 1990, elevando o clube londrino desde a terceira divisão até ao escalão máximo do futebol inglês, a Premier League.
[Notícia atualizada às 22h06]
Leia Também: Iate onde a princesa Diana e Dodi Al-Fayed fizeram última viagem naufraga
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com