Meteorologia

  • 21 SEPTEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 24º

Presidente da Comissão da UA mostra solidariedade para com o povo líbio

O presidente da Comissão da União Africana (UA), Moussa Faki Mahamat, manifestou hoje solidariedade para com a Líbia, depois de mais de 2.000 pessoas terem morrido devido ao ciclone Daniel, que atingiu o nordeste do país no domingo.

Presidente da Comissão da UA mostra solidariedade para com o povo líbio
Notícias ao Minuto

18:49 - 11/09/23 por Lusa

Mundo Líbia

"Na sequência do ciclone que atingiu o leste da Líbia, exprimo a minha total solidariedade e simpatia para com as famílias das vítimas e dos desaparecidos", declarou Mahamat na rede social X (antigo Twitter).

Mahamat expressou, igualmente, solidariedade para com as autoridades líbias, que "enfrentam esta catástrofe natural" e apelou ao apoio internacional.

Para além dos mortos, há 1.200 pessoas desaparecidas, de acordo com os números divulgados nas últimas horas pelo chefe do governo no Leste, Osama Hammad, que descreveu a situação na cidade de Derna, a mais atingida pelas chuvas torrenciais, como "catastrófica".

"Bairros inteiros desapareceram com os seus habitantes arrastados por um mar" de água, alertou Hammad.

A precipitação ultrapassou os 400 mililitros por hora, um valor que não se registava nas últimas quatro décadas, segundo o Centro Meteorológico Nacional da Líbia.

O desmoronamento de zonas residenciais e de edifícios e infraestruturas públicas e privadas provocou o encerramento das vias terrestres, o que levou o membro do conselho municipal de Derna, Ahmed Amdur, a apelar à abertura de um corredor marítimo para ajudar os habitantes.

O primeiro-ministro do Governo de Unidade Nacional (GUN) de Tripoli - a capital da Líbia -, Abdulhamid Debiba, prometeu que o Estado indemnizaria todas as pessoas afetadas pelas inundações e decretou três dias de luto nacional pelas vítimas.

Abdulhamid Debiba anunciou, também, o envio de 50 ambulâncias e de uma equipa de 75 médicos e enfermeiros para Derna, bem como de um comboio para reforçar os hospitais rurais.

O chefe da Companhia de Serviços Gerais em Tripoli, Mohamed Ismail, disse que 53 camiões e 10 máquinas pesadas tinham sido enviados para apoiar os esforços de salvamento.

A Missão das Nações Unidas na Líbia (Unsmil) declarou em comunicado que estava a acompanhar de perto a situação de emergência e "a sua disponibilidade para prestar apoio às pessoas afetadas".

Depois de ter atingido a Grécia e a Turquia nos últimos dias, o ciclone Daniel foi despromovido a tempestade subtropical no passado sábado, prevendo-se o seu enfraquecimento ao longo do dia de hoje, quando se dirige para o vizinho Egito, de acordo com um relatório do Centro Meteorológico Regional Árabe.

Leia Também: Inundações na Líbia fazem cerca de 2.000 mortos e 1.200 desaparecidos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório