A cidade de Málaga, em Espanha, vai ter um cemitério público para animais de estimação no final deste ano e será o primeiro do género a abrir as suas portas no país.
De acordo com a Câmara Municipal de Málaga, citada pelo La Vanguardia, será um espaço onde os donos de cães ou gatos poderão enterrá-los e visitá-los frequentemente, embora também ofereça a opção de cremação.
A instalação vai envolver um investimento de mais de um milhão de euros e contará com um edifício de atendimento ao cidadão (zona de receção, gabinete administrativo, gabinete veterinário e sanitários), crematório, sala de despedida, um espaço verde para depósito de cinzas e uma zona para enterrar.
A possibilidade de cremar ou enterrar os seus animais de estimação pode variar entre 170 e 250 euros, consoante o peso do animal. Oferecerá também outros serviços, como a transferência de animais mortos, a celebração de uma cerimónia de despedida, o aluguer de nichos e columbários ou o cancelamento do registo de animais de estimação.
"Para determinar as tarifas, foram tidos em conta os preços praticados noutros cemitérios de animais de companhia em Espanha [privados] e nos crematórios de animais da província, bem como o estudo de viabilidade realizado para a sua implementação", explicou a Câmara Municipal de Málaga.
Numa nota informativa, o executivo local garante que a criação deste cemitério para animais de companhia "responde à crescente consciencialização da necessidade".
Será um cemitério pioneiro na comunidade e a nível nacional. Na Andaluzia, não existe nenhum com estas características, porque os que existem são privados. Em Espanha, será o primeiro cemitério público a abrir e a oferecer os seus serviços.
A Câmara Municipal de Barcelona também anunciou a construção de um cemitério municipal para animais de estimação em Collserola até 2024, onde a autarquia planeia realizar cerca de 7.000 cremações por ano durante os primeiros anos. O custo da cremação individual será de 200 euros por animal.
Leia Também: Sem João Félix e... sem golos. Atlético escorrega na visita ao Real Betis