Presidente do Turquemenistão recebe título de "Herói" do país
O Presidente do Turquemenistão, Serdar Berdymukhamedov, recebeu hoje, por resolução do parlamento, o título de "Herói do Turquemenistão", recompensa suprema daquele país da Ásia Central, um dos países mais autoritários e sigilosos do mundo.
© Getty Images
Mundo Turquemenistão
"Uma cerimónia solene foi organizada pelo parlamento para atribuir ao presidente Serdar Berdymoukhamedov o titúlo de 'Herói do Turquemenistão'", de acordo com a agência de notícias turquemena TDH.
A resolução do parlamento, a que a TDH teve acesso, exalta os méritos do presidente, de ar austero, eleito após a demissão surpresa do seu pai, que tinha chegado ao poder em 2006.
Serdar Berdymukhamedov assumiu o cargo no ano passado, consolidando a dinastia política da família no país, rico em gás natural e petróleo.
Muitas vezes comparado com a Coreia do Norte, pelo autoritarismo e sigilo, o Turquemenistão tinha, até há dez anos, um modelo de partido único.
Em 2021, o país passou a ter um parlamento bicameral, mas foi restaurado este ano o antigo sistema em vigor desde a independência da União Soviética, em 1991, com uma câmara única.
A atribuição do título de "Herói do Turquemenistão" a Serdar Berdymoukhamedov é justificada pelos "serviços excecionais prestados" pelo presidente, e pelas suas "atividades consistentes, realizadas para aumentar a glória e a dignidade" daquela antiga república soviética.
Serdar Berdymoukhamedov já tinha recebido, no final de janeiro, a patente de general do exército, que o tornou o oficial de maior patente do país, juntamente com o pai, conhecido por ter instaurado um culto da sua personalidade no Turquemenistão.
O Turquemenistão, que ocupa o último lugar da classificação dos Repórteres Sem Fronteiras (RSF) em termos de liberdade de imprensa, é acusado por Organizações Não Governamentais (ONG) internacionais de direitos humanos de gastar de forma imprudente as receitas dos seus recursos naturais em projetos grandiosos, que trazem muito poucos benefícios à sua população.
Leia Também: Ataque fundamentalista islâmico mata pelo menos 11 soldados sírios
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com