"Os Abrams já estão na Ucrânia e preparam-se para reforçar as nossas brigadas", escreveu Zelensky na rede social Telegram.
A entrega destes tanques de guerra a Kiev foi anunciada na semana passada pelo Presidente dos EUA, Joe Biden, durante uma visita de Zelensky à Casa Branca, onde o chefe de Estado ucraniano foi pedir apoio adicional para a contraofensiva que tenta libertar os territórios ocupados pela Rússia.
"Na próxima semana, os primeiros tanques Abrams americanos serão entregues à Ucrânia", garantiu Biden na quinta-feira passada, na presença do Presidente ucraniano, que fazia a sua segunda visita a Washington desde o início da invasão russa da Ucrânia, em fevereiro de 2022.
Biden também anunciou novo pacote de assistência militar a Kyiv, estimada pelo Pentágono num valor equivalente a cerca de 300 milhões de euros.
Os Estados Unidos prometeram um total de 31 tanques Abrams à Ucrânia, equipados com munições de urânio empobrecido de 120 mm, que são muito eficazes contra equipamento blindado, mas também são controversas devido aos riscos tóxicos para os militares e para a população.
Leia Também: Lavrov classifica Ocidente de "império de mentiras" mas não menciona Kyiv