Britânico angaria fundos e oferece camião de bombeiros a cidade ucraniana
Bob Frendt arrecadou 20 mil libras (cerca de 23 mil euros) para financiar a compra do veículo.
© Reuters
Mundo Guerra na Ucrânia
O britânico Bob Frendt colocou mãos à obra e arrecadou 20 mil libras (cerca de 23 mil euros) para comprar um veículo de combate às chamas e ajudar a cidade ucraniana de Volodymyr, que ficou sem estes veículos no âmbito da invasão russa começada em fevereiro do ano passado.
Frendt, de Knaresborough, no Reino Unido, tinha já enviado ajuda médica para a cidade ucraniana, conta a BBC. Ao saber que os residentes ficaram sem veículos de combate às chamas, no entanto, aumentou os esforços e arrecadou fundos para resolver essa escassez.
Numa visita à cidade, no noroeste da Ucrânia, o autarca perguntou ao britânico se "por acaso tinha um camião de bombeiros" disponível. “O governo central retirou os veículos de bombeiros de todas estas cidades no início da guerra para proteger Kyiv e outras cidades grandes onde estava todo o património”, explicou Frendt à BBC Radio York.
À mesma rádio, o antigo camionista disse ainda que, sem estes veículos, os residentes da cidade apenas ficam a olhar para os incêndios, "porque não se pode fazer mais nada".
Frendt arrecadou, com sucesso, a quantia suficiente para financiar a compra de um novo veículo, com a ajuda do fabricante Angloco Limited, que lhe terá dado um "grande desconto". Recebeu, ainda, uma doação de 10 mil libras (cerca de 11.550 euros) de uma outra pessoa, que queria homenagear a mãe com esta ação de caridade. Daí, o veículo foi batizado 'Joyce', nome da mulher.
Uma outra empresa, chamada Croda, em East Yorkshire, decidiu juntar-se ao esforço de ajuda a esta cidade ucraniana, doando um segundo veículo de resposta a incêndios à cidade ucraniana.
Leia Também: Kyiv lembra à Hungria que as fronteiras ucranianas são as de 1991
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com