Portugal e Turquia com novas parceiras à vista em 2015
O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, disse hoje que Portugal e a Turquia deverão ter já no próximo ano novas parcerias em áreas que poderão passar pelo turismo, energia, tecnologias de informação, educação e saúde.
© Lusa
Mundo Portas
Paulo Portas foi o anfitrião da primeira Comissão Conjunta Económica e Comercial Portugal-Turquia, que decorreu hoje de manhã em Lisboa, e avançou à Lusa que "esta foi apenas a primeira comissão" e que vai liderar em outubro a ida à Turquia de uma delegação, que vai integrar empresas de diversos setores.
"Estamos a trabalhar arduamente a nossa relação económica para criar oportunidades para o setor privado, para reforçar as exportações, o investimento e as parcerias e criar crescimento e empregos", disse Paulo Portas, sublinhando as oportunidades das empresas dos dois países e a necessidade de estas se conhecerem melhor.
Paulo Portas quer "facilitar o investimento e reduzir os obstáculos", sublinhando o interesse na Turquia das empresas portuguesas de turismo, tecnologias de informação, tecnologias ligadas à saúde e agroalimentar e perspetivando a criação de programas entre universidades e o intercâmbio de estudantes.
A área da construção, um dos setores que mais foi afetado pela crise em Portugal, e a dos transportes são também apetecíveis para a Turquia e onde poderão surgir novas parcerias.
Além disso, Portugal representa ainda uma porta de entrada para o mercado africano e o continente americano.
O governante frisou que a relação entre os dois países "não tem fantasmas", muito pelo contrário, e salientou que muitas empresas portuguesas do setor do turismo, da floresta e das energias renováveis já têm uma relação muito significativa com a Turquia.
Lembrou ainda o investimento da Global Liman Isletmeleri, empresa turca que integrou o consórcio que venceu a adjudicação da concessão do terminal de cruzeiros de Lisboa, e que incluía a Royal Caribbean Cruises limited, o Grupo Sousa Investimentos e Creuers del Port de Barcelona.
Paulo Portas sublinhou que as exportações para a Turquia têm vindo a aumentar e em 2013 atingiram cerca de 382 milhões de euros (355 milhões de euros em 2012).
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com