Meteorologia

  • 06 JULHO 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 24º

Família diz que Nobel é "importante para luta pela liberdade no Irão"

A atribuição do Prémio Nobel da Paz à ativista iraniana presa Narges Mohammadi representa "um momento histórico e importante para a luta pela liberdade no Irão", reagiu a sua família numa mensagem hoje divulgada.

Família diz que Nobel é "importante para luta pela liberdade no Irão"
Notícias ao Minuto

12:15 - 06/10/23 por Lusa

Mundo Narges Mohammadi

"Dedicamos este prémio a todos os iranianos e, em particular, às mulheres e meninas iranianas que inspiraram o mundo inteiro com a sua coragem e a sua luta pela liberdade e igualdade", acrescenta a família.

O Prémio Nobel da Paz 2023 foi hoje atribuído à ativista iraniana Narges Mohammadi pela sua "luta das mulheres no Irão contra a opressão", anunciou o Comité Nobel Norueguês.

Segundo o comité, a escolha desta ativista e jornalista de 51 anos, vice-presidente do Centro de Defensores dos Direitos Humanos, deveu-se também "à sua luta para promover os direitos humanos e a liberdade de todos".

"Infelizmente, Narges não pode estar connosco para partilhar este momento extraordinário", refere a mensagem escrita pelo marido da ativista, Taghi Rahmani, em nome da família.

"Como sempre diz Narges: a vitória não é fácil de alcançar, mas é certa", conclui o texto.

Vice-presidente do Centro para os Defensores dos Direitos Humanos - fundado por Shirin Ebadi, também vencedora do Prémio Nobel, em 2003 -, Narges Mohammadi foi várias vezes condenada e esteve presa durante 25 anos pela sua luta contra o véu obrigatório para as mulheres e contra a pena de morte.

Atualmente, está detida há mais de um ano numa prisão perto de Teerão.

Leia Também: Ursula von der Leyen congratula-se com Nobel para "luta" das iranianas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório