Presidente chinês reuniu-se com senadores norte-americanos em Pequim
O Presidente chinês, Xi Jinping, reuniu-se hoje em Pequim com a primeira delegação de senadores norte-americanos a visitar a China em quatro anos, sinalizando uma reaproximação diplomática entre as duas potências.
© Reuters
Mundo Xi Jinping
Antes do encontro com Xi, os senadores reuniram-se com o ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi.
A deslocação, liderada pelo líder da maioria democrata no senado norte-americano, Chuck Schumer, prossegue a tendência de reaproximação entre as duas potências nos últimos meses.
China e Estados Unidos renovaram o diálogo com uma sucessão de visitas de altos funcionários norte-americanos a Pequim, incluindo o secretário de Estado Antony Blinken, a secretária do Tesouro Janet Yellen e a secretária do Comércio Gina Raimondo, bem como o enviado especial dos EUA para as alterações climáticas John Kerry.
Alguns analistas consideraram que as hipóteses de Xi receber a delegação de senadores eram mínimas, devido às tensões persistentes entre os dois países, mas o encontro sugere agora que o Presidente chinês vai participar na cimeira da Cooperação Económica Ásia-Pacífico (APEC) em São Francisco, em novembro.
O Presidente dos EUA, Joe Biden, disse na sexta-feira passada que havia possibilidade de reunir com o seu homólogo chinês à margem da cimeira.
As relações bilaterais continuam tensas, devido a uma guerra comercial e tecnológica, diferendos em questões de Direitos Humanos, o estatuto de Hong Kong e Taiwan ou a soberania do Mar do Sul da China.
Wang Yi apelou hoje aos Estados Unidos para "gerirem as diferenças [com a China] de forma mais racional", durante o encontro com os senadores norte-americanos.
"Esperamos que esta visita ajude os Estados Unidos a compreenderem melhor a China, a ver as relações China - EUA de forma mais objetiva e a lidar de forma mais racional com as diferenças existentes", disse Wang.
Leia Também: Ex-chefe do grupo China Everbright expulso do Partido Comunista Chinês
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com