"Hamas é como o EI, como as SS, como a Gestapo"
O ministro dos Negócios Estrangeiros italiano, Antonio Tajani, comparou hoje o movimento islamita Hamas ao Estado Islâmico (EI) e às SS, organização paramilitar e policial nazi, durante uma visita ao sul de Israel.
© Antonio Masiello/Getty Images
Mundo Antonio Tajani
"O Hamas é como o EI, como as SS, como a Gestapo, fazem as mesmas coisas, são terroristas, assassinos e usam o povo palestiniano como escudo, o que não está certo", disse Tajani, em declarações divulgadas pelos meios de comunicação italianos e confirmadas pela agência francesa AFP com o seu porta-voz.
"Temos de evitar mais mortes inocentes", disse o chefe da diplomacia italiana, acrescentando que a sua visita à cidade israelita de Netivot, perto da fronteira com Gaza, se destinava a mostrar a solidariedade de Roma com Israel, após o ataque sem precedentes do Hamas a partir da Faixa de Gaza contra o território israelita no sábado passado.
Tajani disse esperar "que a paz possa ser alcançada e que a reação de Israel não cause demasiada tragédia entre a população civil".
"Israel tem o direito de se defender e estou convencido de que terá uma reação proporcional e fará tudo o que estiver ao seu alcance para atingir apenas o Hamas", acrescentou.
O conflito entre o Hamas e Israel já provocou quase três mil mortos dos dois lados e cerca de meio milhão de deslocados na Faixa de Gaza.
Israel ordenou hoje que mais de um milhão de pessoas que estão no norte de Gaza abandonem a região nas próximas 24 horas, medida que deve anteceder uma incursão terrestre no território palestiniano.
O movimento islamita Hamas, no poder na Faixa de Gaza desde 2007, lançou no sábado um ataque-surpresa contra o território israelita, ao qual Israel respondeu com bombardeamentos, que duram há sete dias consecutivos.
O Hamas é considerado um grupo terrorista por Israel, Estados Unidos e União Europeia (UE).
Leia Também: Itália vai assinar acordo com Egito para prevenir tráfico de migrantes
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com