O presidente da Ucrânia, Volodmyr Zelensky, pediu esta segunda-feira aos compatriotas e aliados que continuem unidos e não tenham "dúvidas" sobre a capacidade do país para vencer a guerra contra a Rússia, numa mensagem publicada na rede social X (antigo Twitter), no dia em que se assinalam 600 dias do início da invasão russa.
"600 dias de desafio à agressão em grande escala da Rússia. A liberdade é conquistada por uma vontade que não desiste. A liberdade alicerçada pela união prevalece sempre. O objetivo é não perder tempo. Não perder a união. Não deixemos que as dúvidas prejudiquem a nossa determinação. Todos os dias temos de aumentar a força da Ucrânia. Todos os dias devemos destruir o ocupante. Todos os dias temos de fazer todos os esforços para garantir que o futuro da Ucrânia pertence exclusivamente aos ucranianos", escreveu o presidente da Ucrânia, aproveitando por agradecer a todos os que lutam pela liberdade do país e que perderam a vida na guerra.
"Agradeço a todos os que lutam e trabalham pela liberdade da Ucrânia. Que a memória de todos os que deram as suas vidas para preservar nossa nação seja eterna e abençoada. Sem dúvida venceremos", garantiu ainda.
600 days of defiance against Russia's full-scale aggression.
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) October 16, 2023
Freedom is gained by a will that does not give up. Freedom founded on unity always prevails. The goal is to not waste time. Not lose unity. Not let doubts undermine our resolve.
Every day, we must add to Ukraine's… pic.twitter.com/IxhDui3tHW
Ucranianos repatriados de Israel acolhidos pela Roménia
Numa outra publicação, feita no domingo, 15 de outubro, Volodmyr Zelensky revelou que mais de 200 ucranianos, "na sua maioria mulheres e crianças" foram resgatadas de Israel para a Roménia. E afiançou que haverá mais voos de repatriamento para resgatar os cerca de 260 cidadãos ucranianos que ainda estão em Gaza.
"A saída de lá foi bloqueada aos cidadãos de todos os países, mas estamos a trabalhar em conjunto com os nossos aliados para fazer o resgate dos nossos cidadãos", afirmou, adiantando que na missão participam vários "diplomatas, serviços de inteligência e forças de segurança ucranianos".
Ukrainian diplomats, intelligence, and security forces keep working to assist our citizens in Israel and Gaza.
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) October 15, 2023
We have already evacuated over 200 people, mostly women and children, from Israel to Romania. There will be more flights.
There are almost 260 Ukrainians in Gaza. Exit… pic.twitter.com/ObvST9whhW
Leia Também: Vidente previu guerra em Israel? "Guerra na Ucrânia irá parecer pequena"