Espanha reforça nível 4 de alerta antiterrorista com mais medidas
País vizinho aumentará os dispositivos de segurança em certos pontos sensíveis.
© Getty Images
Mundo Terrorismo
O ministério da administração interna espanhol ordenou esta terça-feira a implementação de diversas medidas de segurança complementares dentro do nível 4 de 5 de alerta antiterrorista.
Segundo o La Razon, esta decisão foi adotada após a reunião que o ministro da administração interna, Fernando Grande-Marlaska, teve com a Avaliação da Ameaça Terrorista, órgão encarregado de avaliar todos os elementos de segurança que afetam o risco terrorista em Espanha.
Depois de ter analisado todos os elementos, o MAI decidiu implementar uma série de medidas complementares no atual quadro definido pelo nível 4 de 5 de ativação antiterrorista.
Entre as medidas destacam-se o reforço dos dispositivos de segurança em determinados pontos especialmente sensíveis de todo o território nacional e o aumento das medidas antiterroristas por parte das forças e órgãos de segurança do estado.
Segundo o mesmo meio, todas estas medidas serão transmitidas pelo secretário de estado da segurança às forças e corpos de segurança do estado, às delegações do governo e aos ministérios do interior ou da segurança das comunidades autónomas que dispõem de forças policiais próprias.
De recordar que duas pessoas morreram baleadas e uma outra ficou ferida na segunda-feira à noite, num ataque com espingarda, numa altura em que as seleções da Bélgica e a da Suécia jogavam no Estádio Rei Balduíno, em Bruxelas. Ao intervalo, o jogo foi inicialmente interrompido, e posteriormente cancelado pela UEFA.
Um dos mortos é sueco, outro é de origem sueca, mas também tinha bilhete de identidade suíço. A terceira vítima, gravemente ferida, também é de origem sueca, segundo o procurador federal belga Frédéric Van Leeuw.
De acordo com a ministra do Interior belga, Annelies Verlinden, o suspeito da morte dos dois cidadãos foi hoje morto a tiro pela polícia e a arma que terá sido usada pelo agressor foi recuperada. Segundo a polícia e um vídeo que o suspeito publicou, ter-se-á tratado de um ataque terrorista.
Leia Também: UEFA decreta minuto de silêncio pelas vítimas do atentado de Bruxelas
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com