Após passar pelo sul de Portugal, gerando constrangimentos no aeroporto de Faro e pelo menos 130 ocorrências nesta região, a tempestade Bernard está a causar problemas em Espanha, mais propriamente na Andaluzia, que se encontra em alerta laranja.
As rajadas de vento chegaram aos 100 quilómetros por hora neste domingo em Cádiz, conta o jornal local Diario de Cadiz, reportando várias quedas de árvores e mais de 200 ocorrências até às 13h00 (12h00 em Portugal continental).
Já segundo o jornal El Mundo, oito comunidades do Sudoeste e do Centro de Espanha, bem como nas ilhas Canárias e nas ilhas Baleares, foram colocadas em alerta. A Andaluzia, especificamente, encontra-se em alerta laranja, que significa risco importante.
Aragão, Madrid e as ilhas Baleares ativarão o alerta amarelo nas últimas horas deste domingo, ao passo que Castela e Leão e Castela-Mancha ativarão esse mesmo alerta durante a tarde. Por sua vez, Extremadura e as ilhas Canárias (em particular devido à agitação marítima) já ativaram o alerta amarelo.
Vídeo de la playa Victoria de Cádiz esta tarde. pic.twitter.com/tkjl7bepiY
— Cádiz Directo (@CadizDirecto) October 22, 2023
A queda de chuva chegará aos 25 litros por metro quadrado em grande parte da Andaluzia e da Extremadura, conta o mesmo meio de comunicação, que cita a Agência Estatal de Meteorologia (Aemet).
Prevê-se que a tempestade Bernard deverá continuar a fustigar Espanha na segunda-feira, com precipitação forte no princípio do dia no Sistema Central, Cantábrico Oriental e Pirenéus. Também no sul e no oeste da Andaluzia são esperadas chuvas fortes.
Recorde-se que, na quinta-feira, Madrid bateu recordes de chuva que tinham mais de cem anos, quando a precipitação causou constrangimentos na cidade, nomeadamente nas linhas de metro e ferroviárias, que foram interrompidas.
Leia Também: Distrito de Faro com aviso vermelho por causa da chuva