Meteorologia

  • 08 SEPTEMBER 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 26º

Compravam documentos de vítimas com quem eram parecidos... para as burlar

Duas mulheres e um homem foram detidos. São suspeitos de comprar documentos de identificação roubados e, aproveitando as semelhanças físicas, aceder às contas bancárias das vítimas.

Compravam documentos de vítimas com quem eram parecidos... para as burlar
Notícias ao Minuto

16:53 - 02/11/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

Em Madrid, a Policia Nacional espanhola deteve duas mulheres e um homem, suspeitos de pertencer a uma alegada rede de burlas e usurpação de identidade.

Segundo o diário ABC, os detidos, de origem chinesa, comprariam, a um outro grupo de criminosos, que visavam especificamente vítimas asiáticas, documentos de identificação roubados. Aproveitando-se de semelhanças físicas com as vítimas, os detidos, munidos dos documentos roubados, dirigiam-se às entidades bancárias onde os lesados tinham contas e acediam às mesmas.

Diriam, então, aos funcionários que tinham sido alvo de roubos, procedendo a pedir novos cartões de crédito, o que envolvia também a mudança das chaves de acesso pessoais. Chegaram mesmo, em algumas ocasiões, a alterar a fotografia associada à conta por uma de si próprios, para tornar mais realista o esquema.

Os detidos tinham acesso a verdadeiros álbuns de documentos de identificação roubados, variando o preço conforme a 'facilidade' com que se poderia confundir a cara da vítima com a do burlão. Também a data de caducidade do documento fazia variar o seu valor, sendo que quanto mais longe estava mais caro seria. Um documento poderia chegar a valer 6 mil euros, conta o ABC.

Várias denúncias chegaram às autoridades no segundo semestre deste ano, culminando com a detenção das duas mulheres, de 20 e 27 anos, respetivamente, e de um homem, de 34 anos. Um quarto homem, de 47 anos, está a ser investigado, mas não foi detido.

A 18 de setembro, as autoridades espanholas realizaram buscas num domicílio em Usera, na capital espanhola, que culminou com a apreensão de vários documentos de identificação roubados e de quatro armas de fogo, pistolas 'taser', munições, um arco, uma besta, um colete anti-balas e um dispositivo de geolocalização, entre outros materiais.

Também foram apreendidos 11 comprimidos de haxixe, 15 quilos de botões de canábis embalados a vácuo e 350 gramas de cetamina, para além de uma impressora que seria utilizada para imprimir notas falsas.

Leia Também: Mau tempo. Um morto e dezenas de voos e comboios cancelados em Espanha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório