Meteorologia

  • 20 SEPTEMBER 2024
Tempo
22º
MIN 17º MÁX 24º

Gravidez rara. Mulher com dois úteros espera dois bebés nos EUA

O casal ficou perplexo, na consulta das oito semanas, quando soube que a mulher estava à espera de dois bebés e que cada um estava no próprio útero. 

Gravidez rara. Mulher com dois úteros espera dois bebés nos EUA
Notícias ao Minuto

16:09 - 14/11/23 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

Uma mulher, de 32 anos, e o marido ficaram surpreendidos no início deste ano ao saberem que  Kelsey Hatcher estava grávida pela quarta vez em Alabama, nos Estados Unidos. O casal ficou ainda mais perplexo, na consulta das oito semanas, quando soube que a mulher estava à espera de dois bebés e que cada um estava no próprio útero. 

Kelsey nasceu com uma condição rara conhecida como útero didelfo, o que quer dizer que tem dois úteros e dois colos do útero. Embora esta condição seja rara, engravidar ao mesmo tempo em cada útero é ainda mais inesperado e acontece "uma vez em um milhão", segundo o Good Morning America. 

A mulher descobriu que tinha dois úteros aos 17 anos, mas não teve complicações em qualquer das gravidezes anteriores. Kelsey  tem três filhos com sete, quatro e dois anos. A mulher confessou que sabia que havia a possibilidade de engravidar de gémeos e por isso assim que foi fazer a ecografia das oito semanas perguntou se havia só um bebé. "Sim, é só um", disse-lhe a enfermeira. 

No entanto, Kelsey tranquilizou a enfermeira para que não se assustasse caso visse outro útero. Foi então que as duas mulheres conseguiram ver um outro bebé. 

“Antes que ela pudesse dizer alguma coisa, eu disse: 'Oh meu Deus, outro'”, lembrou Kelsey, que partilhou depois a notícia com o marido.

A médica que acompanha Kelsey, Shweta Patel, explicou que os bebés são considerados gémeos fraternos. "O que aconteceu foi que, provavelmente, ela ovulou separadamente e teve um óvulo em cada trompa de falópio. Em seguida, os espermatozoides subiram separadamente para cada um dos úteros e a fecundação ocorreu separadamente", explicou a médica. 

A data prevista para o parto é dia 25 de dezembro e Kelsey pode vir a dar à luz em dois partos vaginais, caso não ocorram complicações. “Cada útero pode contrair-se sozinho em diferentes momentos”, explicou Richard Davis, especialista em medicina materna. 

Existem ainda as possibilidades de os bebés nascerem através de cesarianas ou um por parto normal e outro por cesariana. Os médicos realçam ainda que os bebés "podem nascer com minutos ou dias de diferença". 

Leia Também: "Felizes e abençoados". Mulher dá à luz raras "trigémeas espontâneas"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório