Meteorologia

  • 19 SEPTEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 26º

EUA. George Santos afasta reeleição após relatório apontar trangressão

O congressista George Santos revelou hoje que não irá concorrer à reeleição, após um relatório do Comité de Ética da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos ter divulgado "evidências contundentes" de violação da lei pelo republicano.

EUA. George Santos afasta reeleição após relatório apontar trangressão
Notícias ao Minuto

23:42 - 16/11/23 por Lusa

Mundo EUA

O Comité de Ética frisou que as "evidências contundentes" contra o republicano eleito em Nova Iorque foram enviadas ao Departamento de Justiça, depois de concluir categoricamente que o congressista "não é confiável", na sequência de uma investigação de meses sobre a sua conduta.

Pouco depois da divulgação do relatório, Santos criticou-o num tweet na rede social X (antigo Twitter), classificando-o como uma "difamação politizada", mas adiantou que não irá tentar a reeleição para um segundo mandato.

O republicano não clarificou, no entanto, se irá deixar o cargo antes do término do seu mandato no próximo ano, mas prometeu seguir os seus "valores conservadores" durante o tempo que resta no Congresso.

George Santos, de 34 anos, de origem brasileira e o primeiro republicano eleito assumidamente 'gay', conquistou um assento na Câmara dos Representantes (câmara baixa do Congresso dos Estados Unidos) nas eleições intercalares de 2022.

O congressista está indiciado por 23 crimes federais, alegando-se que roubou as identidades de doadores de campanha usando depois os seus cartões de crédito para se apropriar de dezenas de milhares de dólares.

Os procuradores federais dizem que Santos transferiu parte do dinheiro para a sua conta bancária e usou o restante para encher os cofres de campanha.

Santos é também acusado de declarações falsas à Comissão Eleitoral Federal, ao afirmar que emprestou 500 mil dólares à sua própria campanha, quando na verdade não fez qualquer empréstimo e tinha menos de oito mil dólares no banco.

O falso empréstimo seria uma tentativa de convencer o Partido Republicano de que era um candidato sério, merecedor do seu apoio financeiro, diz a indiciação.

Santos declarou-se inocente das acusações e prometeu limpar o seu nome.

Na sequência do relatório divulgado hoje, foram retomados de imediato os esforços para a expulsão de George Santos da Câmara dos Representantes, que poderá votar a sua expulsão no regresso do feriado de Ação de Graças, no final deste mês.

Caso Santos seja expulso, a escassa maioria dos republicanos na câmara baixa reduziria, sendo que agora é de 221-213.

Mas muitos dos seus colegas republicanos de Nova Iorque apoiam a expulsão de Santos, enquanto procuram distanciar-se das suas ações.

O painel realçou que Santos conscientemente fez com que o seu comité de campanha apresentasse relatórios falsos ou incompletos à Comissão Eleitoral Federal, utilizou fundos de campanha para fins pessoais e violou a Lei de Ética no Governo com declarações de divulgação financeira arquivadas na Câmara.

Leia Também: EUA. Assessor do congressista George Santos declara-se culpado de fraude

Recomendados para si

;
Campo obrigatório