Meteorologia

  • 16 SEPTEMBER 2024
Tempo
27º
MIN 21º MÁX 36º

EUA sancionam empresas e políticos sérvios e bloqueiam navios

Os Estados Unidos sancionaram hoje 12 empresas dos Balcãs, dois políticos sérvios e bloquearam três navios dos Emirados Árabes Unidos por transportarem petróleo bruto russo acima do preço máximo, de acordo com o governo norte-americano.

EUA sancionam empresas e políticos sérvios e bloqueiam navios
Notícias ao Minuto

06:30 - 17/11/23 por Lusa

Mundo EUA

O Departamento de Estado e o Tesouro norte-americanos explicaram, em comunicado, que os três navios dos Emirados Árabes Unidos importaram petróleo bruto russo acima do limite de preço permitido pela coligação promovida pelos países do G7 e na qual também participa a União Europeia e a Austrália (Price Cap Coalition, em inglês) .

"Esta ação faz parte da nossa vigilância contínua para monitorizar o cumprimento da política de preços máximos. Continuaremos a tomar medidas para manter o limite de preços e apoiar a execução", salientou o Departamento de Estado, em comunicado.

O objetivo desta coligação, lembrou a diplomacia norte-americana, é evitar que a Rússia obtenha um grande 'prémio de guerra' pelas suas vendas de petróleo e, ao mesmo tempo, manter a estabilidade do mercado energético global.

O Departamento de Estado também sancionou dois políticos sérvios: Misa Vacic, atual presidente do Partido da Direita e Nenad Popovic, ministro do governo sérvio de 2017 a 2022, que fundou o Partido Popular Sérvio em 2014, "por participarem em atividades que comprometem a paz, a segurança, a estabilidade política ou a ordem territorial".

Popovic, de acordo com os Estados Unidos, possui inúmeras empresas e participações na Sérvia e na Rússia e usa ligações de alto nível com o Kremlin para enriquecer e facilitar o desvio de fundos e esquemas fiscais corruptos.

Além de Popovic, o Departamento de Estado também sancionou doze empresas associadas ao político de setores como imobiliário, eletrónica ou engenharia.

Como resultado da ação de hoje, todos os bens e interesses em bens de pessoas localizadas nos Estados Unidos ou na posse ou controlo de pessoas dos EUA devem ser bloqueados e comunicados ao Gabinete de Controlo de Ativos Estrangeiros.

A Rússia tem sido alvo de sanções internacionais, incluindo da UE, desde que invadiu a Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022.

As sanções visam diminuir a capacidade de Moscovo de financiar o esforço de guerra na Ucrânia.

Os aliados ocidentais de Kiev também têm fornecido armamento ao exército ucraniano para combater os invasores russos.

Desconhece-se o balanço de vítimas civis e militares da guerra, mas diversas fontes, incluindo a ONU, têm antecipado que será muito elevado.

A guerra da Rússia contra a vizinha Ucrânia é considerada a maior crise de segurança na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Leia Também: EUA. George Santos afasta reeleição após relatório apontar trangressão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório