Pelo menos 13 pessoas, incluindo um bebé, morrem em naufrágio da RD Congo

Pelo menos 13 pessoas, incluindo um bebé, morreram no naufrágio de um barco nas águas do rio Congo, na cidade de Mwanfwe, localizada no sul da República Democrática do Congo (RDCongo), confirmaram hoje as autoridades do país.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
23/11/2023 16:22 ‧ 23/11/2023 por Lusa

Mundo

RD Congo

O ministro provincial dos Transportes, Pitshou Nday, indicou que o acidente aconteceu na segunda-feira e que as equipas de busca e salvamento continuam a trabalhar na zona para tentar encontrar várias pessoas desaparecidas, pelo que não está excluído que o número de vítimas mortais possa aumentar.

"As buscas continuam, pois há corpos que não vieram à tona", indicou o ministro, citado por meios locais.

O incidente acontece cerca de um mês depois da morte de mais 40 pessoas num outro naufrágio, e duas semanas antes outras 50 tinham morrido depois de um barco ter virado também no rio Congo, embora se considere que o número de vítimas possa subir para mais de 200, dado que 180 pessoas ainda estão dadas como desaparecidas.

A sobrecarga de passageiros e mercadorias, a má sinalização nas vias navegáveis, a navegação noturna e o não cumprimento das regulamentações por parte dos navios são as principais causas de naufrágios nas rotas fluviais do país africano, que faz fronteira com a lusófona Angola.

Leia Também: Número de mortos em naufrágio na RD Congo aumenta para 40

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas