Meteorologia

  • 16 SEPTEMBER 2024
Tempo
27º
MIN 21º MÁX 36º

Arménia assume problemas com recebimento de armas pagas à Rússia

O primeiro-ministro arménio, Nikol Pashinyan, reconheceu hoje que devido à guerra na Ucrânia, há problemas no recebimento de armas russas e sugeriu que o dinheiro já pago por elas sirva para cobrir a dívida do país à Rússia.

Arménia assume problemas com recebimento de armas pagas à Rússia
Notícias ao Minuto

13:37 - 24/11/23 por Lusa

Mundo Rússia/Ucrânia

claro que existem problemas. Estamos a estudar os mecanismos para a sua solução", disse o chefe de Governo da Arménia, para quem uma das hipóteses é usar o dinheiro pago por armas não entregues por Moscovo como "desconto da dívida da Arménia para com a Rússia".

Nos últimos meses, a Arménia reforçou os laços políticos e militares com os países ocidentais, incluindo os seus aliados tradicionais - França e Estados Unidos - com os quais até realizou manobras militares conjuntos.

Há um mês, a França anunciou a Arménia comprará armas defensivas francesas, incluindo sistemas de radar da corporação militar Thales.

As tensões entre Erevan e Moscovo acentuaram-se nos últimos meses, com a Arménia a acusar a Rússia de não a apoiar durante o conflito com o Azerbaijão pelo controlo da região de Nagorno-Karabakh, que terminou com a vitória do Azerbaijão em setembro passado.

Em resposta, a Arménia ratificou o Estatuto de Roma - o tratado fundador do Tribunal Penal Internacional (TPI) - que emitiu um mandado de detenção contra o Presidente russo, Vladimir Putin, por alegados crimes de guerra.

Leia Também: Rússia contra criação de "espaço Schengen militar" pelos países da NATO

Recomendados para si

;
Campo obrigatório