Meteorologia

  • 20 OCTOBER 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

ONG árabe americana pede investigação a alegado crime de ódio

Organização afirma que tudo indica que ataque a três palestinianos no Vermont foi motivado por ódio islamofóbico e racista.

ONG árabe americana pede investigação a alegado crime de ódio
Notícias ao Minuto

18:35 - 27/11/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Estados Unidos

Após o ataque de domingo no estado norte-americano do Vermont, o Comité Anti-Discriminação Árabe Americano (ADC, na sigla em inglês) pediu que as autoridades norte-americanas investiguem o tiroteio como um crime de ódio, dando conta que os três jovens alvejados encontram-se vivos.

Num comunicado, divulgado através da rede social Twitter (agora X), a organização não-governamental afirmou que Hisham Awartani, Kinnan Abdel Hamid e Tahseen Ahmed sobreviveram ao ataque. No entanto, sem especificar os nomes, uma das vítimas continua "gravemente ferida", outra está em estado crítico e a terceira deve ter alta esta segunda-feira.

Os três jovens estudantes palestinianos (dois deles têm também nacionalidade norte-americana) foram baleados em Burlington, quando visitavam os parentes de um deles durante o Dia de Ação de Graças nos EUA, com o suspeito, Jason J. Eaton, de 48 anos, a ser detido pouco depois.

A organização acrescentou que está a colaborar e a ajudar as famílias dos três jovens, para que "sejam reunidos", apelando ainda que as autoridades "investiguem este tiroteio como um crime de guerra".

"A ADC contactou o Departamento de Justiça e a Polícia Federal para apelar a uma investigação imeditada a crimes de ódio", sublinhou a ONG, direcionada para a proteção de pessoas árabes nos Estados Unidos, sendo que nos últimos tempos tem alertado mais para o aumento da islamofobia e de ataques contra pessoas muçulmanas no país.

A confirmar-se, este não é o primeiro incidente contra pessoas palestinianas após a escalada de violência na Faixa de Gaza. Em outubro, pouco depois do ataque do Hamas e da retaliação israelita sobre a população civil em Gaza, um homem esfaqueou múltiplas vezes e matou um menino palestiniano de 6 anos, tendo sido acusado de crimes de ódio por ter matado a criança e atingido a sua mãe por serem muçulmanos.

Leia Também: Polícia detém suspeito de balear três estudantes palestinianos em Vermont

Recomendados para si

;
Campo obrigatório