Meteorologia

  • 08 SEPTEMBER 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 26º

Israel. Kremlin diz que prolongamento da trégua era "mais conveniente"

O Kremlin disse hoje que o prolongamento da trégua entre o grupo islamita Hamas e Israel teria sido uma opção "mais conveniente", comentando o recomeço dos combates.

Israel. Kremlin diz que prolongamento da trégua era "mais conveniente"
Notícias ao Minuto

13:26 - 01/12/23 por Lusa

Mundo Israel/Palestina

claro que preferiríamos ver notícias de uma nova extensão desta pausa humanitária. Parece-nos que seria mais conveniente, dada a dimensão da catástrofe", afirmou o porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, na sua conferência de imprensa diária, citado pela Efe.

A 21 de novembro, o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, pediu que seja evitada a propagação da guerra a acontecer na Faixa de Gaza entre Israel e o Hamas, nomeadamente com o envolvimento de outros países.

Numa cimeira virtual do grupo BRICS sobre a situação no Médio Oriente, Putin afirmou hoje que agora "é importante que outros países não sejam arrastados para a guerra" e que a geografia do conflito não seja expandida.

"A tarefa mais urgente agora é alcançar uma trégua verdadeiramente sustentável e duradoura", sublinhou o Presidente russo.

"Apelamos à comunidade internacional para unir forças para reduzir a tensão, alcançar um cessar-fogo e encontrar uma solução política para o conflito israelo-palestiniano", declarou.

A trégua entre Israel e o Hamas expirou esta manhã e os combates recomeçaram na Faixa de Gaza, anunciaram os dois lados do conflito.

O exército israelita acusou o Hamas de ter quebrado o cessar-fogo e anunciou a retoma dos combates, minutos depois de ter terminado a trégua temporária estabelecida a 24 de novembro.

"O Hamas violou a pausa operacional e, além disso, disparou contra território israelita. As Forças de Defesa de Israel retomaram os combates contra a organização terrorista Hamas na Faixa de Gaza", declarou o exército em comunicado.

O Ministério do Interior da Faixa de Gaza, controlada pelo Hamas desde 2007, afirmou que "os aviões israelitas estão a sobrevoar a Faixa e os seus veículos abriram fogo no noroeste do enclave".

A trégua expirou às 07:00 da manhã (05:00 em Lisboa).

A interrupção dos combates começou há uma semana, a 24 de novembro, inicialmente durante quatro dias até ter sido prolongada com a ajuda do Qatar e do Egito, países mediadores.

Durante a trégua, o Hamas e outros militantes de Gaza libertaram mais de 100 reféns, na maioria israelitas, em troca de 240 palestinianos detidos em prisões de Israel.

O exército israelita afirmou hoje ter intercetado um foguete disparado da Faixa de Gaza, pouco antes do fim da trégua com o Hamas.

O sistema de defesa antiaérea "intercetou com sucesso um foguete disparado da Faixa de Gaza", afirmou o exército israelita numa mensagem enviada à imprensa a pouco mais de uma hora antes do fim da trégua estabelecida com o Hamas.

O grupo islamita realizou um ataque surpresa contra Israel a 07 de outubro, causando 1.200 mortos e mais de 200 reféns, que levou o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, a declarar guerra ao Hamas e a lançar uma ofensiva na Faixa de Gaza que já custou a vida a mais de 15 mil pessoas.

Leia Também: Exército israelita divulga mapa de Gaza para ordenar saídas de civis

Recomendados para si

;
Campo obrigatório