Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
12º
MIN 13º MÁX 18º

China acusa navio da Marinha dos EUA de "entrar ilegalmente" no Mar do Sul

As Forças Armadas da China acusaram hoje um navio da marinha norte-americana de "entrar ilegalmente" em águas próximas do Segundo Recife Thomas, cuja soberania é disputada entre Pequim e Manila.

China acusa navio da Marinha dos EUA de "entrar ilegalmente" no Mar do Sul
Notícias ao Minuto

07:59 - 04/12/23 por Lusa

Mundo China/EUA

Uma força naval chinesa foi mobilizada para seguir o USS Gabrielle Giffords durante a operação, de acordo com um comunicado do Teatro Sul do Exército de Libertação Popular.

Nos últimos meses, navios das marinhas e das guardas costeiras da China e das Filipinas têm-se confrontado repetidamente em torno do Segundo Recife Thomas, numa altura em que a China tenta impedir as Filipinas de reabastecer e reparar um navio de guerra enferrujado que encalhou intencionalmente em 1999 para servir de posto militar avançado.

Perante o poderio militar da China, as Filipinas procuraram a ajuda dos Estados Unidos, concordando com a expansão da presença militar norte-americana no país, no início deste ano.

Ambos os países lançaram patrulhas marítimas e aéreas conjuntas no final do mês passado.

A China acusou os EUA de se imiscuírem em águas distantes da sua costa e aumentarem as tensões regionais, na sequência da navegação do USS Giffords, um navio de combate litoral concebido para operar em zonas costeiras.

"Os Estados Unidos perturbaram deliberadamente a situação no Mar do Sul da China, violaram seriamente a soberania e a segurança da China, prejudicaram seriamente a paz e a estabilidade regionais e violaram gravemente o direito internacional e as normas básicas que regem as relações internacionais, demonstrando plenamente que os Estados Unidos são a maior ameaça à paz e à estabilidade no Mar do Sul da China", lê-se no comunicado emitido pelo Teatro do Sul das Forças Armadas chinesas.

A China reivindica a soberania de praticamente todos os recifes e outros afloramentos no Mar do Sul da China e transformou alguns deles em ilhas com pistas de aterragem que podem ser utilizadas pelas Forças Armadas.

O Vietname, Malásia, Taiwan e Brunei também afirmam ser os legítimos proprietários de territórios nas mesmas águas, numa complexa rede de reivindicações que se sobrepõem.

Leia Também: Marinha volta a comandar força naval europeia da Operação Atalanta

Recomendados para si

;
Campo obrigatório