Xi Jinping pede que UE exclua interferências externas com a China

O presidente da China, Xi Jinping, exortou hoje os líderes europeus a "excluírem qualquer tipo de interferência" nas relações com Pequim, no início de uma cimeira na capital chinesa.

Notícia

© Jade Gao/POO /AFP via Getty Images

Lusa
07/12/2023 06:46 ‧ 07/12/2023 por Lusa

Mundo

China

Durante uma reunião com os presidentes do Conselho e da Comissão Europeia, Charles Michel e Ursula von der Leyen, Xi exortou a China e a União Europeia (UE) a "enfrentarem juntos os desafios globais" e a "promoverem a estabilidade e a prosperidade no mundo", segundo a televisão estatal CCTV.

A 24.ª cimeira China - UE, que arrancou hoje, em Pequim, significa um regresso aos encontros presenciais, que estiveram suspensos durante os três anos da pandemia de covid-19.

As relações foram abaladas pela posição de Pequim sobre a guerra na Ucrânia e por disputas comerciais motivadas por uma investigação sobre os subsídios atribuídos aos fabricantes de veículos elétricos pelo país asiático e o crescente excedente comercial da China no comércio com a Europa.

Xi Jinping apela frequentemente aos líderes europeus para que adotem "autonomia estratégica", numa altura de crescente rivalidade entre Pequim e Washington.

Leia Também: UE e China voltam a reunir-se ao mais alto nível para discutir relação

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas