China disparou canhões de água contra barcos filipinos, acusam Filipinas

As Filipinas acusaram hoje a guarda costeira chinesa de ter disparado repetidamente canhões de água para obstruir três embarcações governamentais perto de um recife controlado por Pequim no Mar do Sul da China.

Notícia

© iStock

Lusa
09/12/2023 10:29 ‧ 09/12/2023 por Lusa

Mundo

Filipinas

A Força Nacional de Intervenção para as Filipinas Ocidentais acusou "os navios da guarda costeira chinesa de utilizarem canhões de água para obstruir embarcações" pertencentes ao Governo filipino que estavam a abastecer barcos de pesca.

O incidente ocorreu perto do recife Scarborough Shoal, uma zona de tensão entre Manila e Pequim, que reivindica quase todo o Mar do Sul da China, segundo um comunicado citado pela agência francesa AFP.

Num vídeo divulgado pela guarda costeira filipina, os navios da guarda costeira chinesa são vistos a disparar canhões de água contra os navios do Departamento de Pescas e Recursos Aquáticos das Filipinas.

A China assumiu o controlo de Scarborough Shoal, nas Filipinas, em 2012.

Desde então, tem destacado barcos de patrulha que, segundo Manila, assediam as embarcações filipinas e impedem os pescadores filipinos de chegar à lagoa onde o peixe é mais abundante.

Scarborough Shoal situa-se 240 quilómetros a oeste da ilha principal das Filipinas, Luzon, e a cerca de 900 quilómetros da província de Hainão, o território chinês mais próximo.

Nos termos da Convenção da ONU sobre o Direito do Mar de 1982, que a China ajudou a negociar, os países têm jurisdição sobre recursos naturais localizados num raio de cerca de 200 milhas náuticas (370 quilómetros) das suas costas.

Leia Também: Pelo 28 mortos em acidente com autocarro nas Filipinas

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas