Meteorologia

  • 20 SEPTEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 23º

Casal condenado por escravizar mendigo que acabou por vender por 400€

Homem, com graves problemas de saúde, foi vendido depois de ter trocado o seu país de origem, a Roménia, por Espanha.

Casal condenado por escravizar mendigo que acabou por vender por 400€
Notícias ao Minuto

11:12 - 12/12/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

Um casal romeno foi condenado a 15 anos de prisão por ter escravizado um homem com graves problemas de saúde, em Barcelona, Espanha. O mendigo foi obrigado a pedir e acabou, inclusive, por ser vendido por 400 euros, a outro homem - também condenado a pena de prisão.

A vítima, relata o 20 minutos, foi obrigada a mendigar 15 horas por dia, sem descanso nem comida. O casal vendeu depois o homem por 400 euros e chegou a amputar-lhe uma perna, dada a gravidade da sua situação de saúde.

O casal conheceu a vítima em 2016, quando este residia em Colceag, perto de Bucareste, na Roménia. Os suspeitos convenceram o homem a ir para Espanha, para mendigar, prometendo dividir os lucros entre todos. Contudo, apenas o homem era sujeito à pratica.

O homem, que era viúvo, e já tinha alguma idade, aceitou a proposta, convicto de que "ganharia o suficiente para se sustentar". Contudo, assim que chegou a Barcelona, começou a mendigar e o casal a ficar com todo o dinheiro que conseguia juntar. 

A mulher levava-o sempre ao mesmo sítio por volta das 6h30 ou 7h da manhã e ia buscá-lo por volta das 22h. Davam-lhe apenas um café com leite de manhã, e ele comia o que os transeuntes e os vizinhos lhe davam. Tinha de se aliviar num recipiente, semelhante a uma garrafa, ou numa sarjeta para onde tinha de rastejar devido ao seu problema de deambulação.

Aí permaneceu durante seis meses, até que a sua saúde se deteriorou devido à exposição a condições climatéricas extremas, à falta de repouso, de higiene e de tratamento médico e à má alimentação, ao ponto de dois dos seus dedos dos pés terem gangrenado. Na sequência disso, foi para a Roménia para receber tratamento médico e foi-lhe amputada a metade distal do pé esquerdo.

Em 2018, a vítima acabou por pedir ajuda, na sequência de dores que descreveu como insuportáveis. O homem esteve internado vários meses, sendo posteriormente transferido para um centro de cuidados de saúde.

O casal foi detido na Roménia, em 2020, e conheceu agora a sua sentença.

O Tribunal Superior de Barcelona condenou o casal a 16 anos de prisão pelo crime de tráfico de seres humanos e um crime de mendicidade e outro de ofensas graves, e impôs 10 anos de prisão ao homem a quem o casal vendeu a vítima por 400 euros. Além disso, fixou uma indemnização de 90 mil euros. O Tribunal Superior de Justiça da Catalunha reduziu as penas para 15 e 8 anos, respetivamente, absolvendo-os do crime de mendicidade.

Leia Também: Avião da Ryanair aterra de emergência no aeroporto de Faro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório