Meteorologia

  • 16 SEPTEMBER 2024
Tempo
27º
MIN 21º MÁX 36º

PSOE apresentará queixa contra líder do VOX após declarações polémicas

Santiago Abascal disse que, "um dia, o povo vai querer pendurar [Pedro] Sánchez pelos pés".

PSOE apresentará queixa contra líder do VOX após declarações polémicas
Notícias ao Minuto

19:56 - 12/12/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

O Partido Socialista espanhol (PSOE) vai apresentar uma denúncia contra o líder do Vox, Santiago Abascal, junto do Ministério Público espanhol. Em causa estão as declarações de Abascal sobre o líder do PSOE e primeiro-ministro, Pedro Sánchez, ao jornal argentino Clarín.

"Um dia, o povo vai querer pendurar Pedro Sánchez pelos pés", disse o líder do Vox.

Em resposta, cita o diário ABC, o porta-voz socialista no Congresso, Patxi López, anunciou esta terça-feira que o partido está a finalizar uma queixa, por um alegado crime de ódio, que deverá ser apresentada na quarta-feira.

A denúncia, continua o jornal espanhol, refletirá tanto as declarações de Abascal como o "cerco às sedes socialistas", referindo-se aos protestos levados a cabo contra a amnistia, muitas vezes perante as sedes do PSOE, com grande violência.

"Não estamos a falar de qualquer disparate, são estas palavras que alguns podem usar como justificação para ações violentas", disse o socialista, relembrando também que Abascal, noutras situações, já acusou Sánchez de ser um "ditador" e de estar a levar a cabo um "golpe de Estado".

Já o próprio líder do governo espanhol alertou: "Abascal não diz isto porque sim, não é um lapso. Quer que hoje estejamos a falar dele. Em Espanha nada se está a romper, não há essa polarização e esse ódio que tenta inocular Abascal".

Vários socialistas pediram, entretanto que o Partido Popular (PP) desfaça pactos de governo que estão em vigor com o Vox em várias localidades e regiões do país.

Em declarações à televisão Telecinco, o líder do PP, Alberto Núñez Feijóo, afastou-se das palavras de Abascal, que condenou, mas colocou parte da culpa em Sánchez. 

"Não temos nada a ver com este tipo de declarações", começou por dizer. “Essas palavras vão na mesma linha do desejo do presidente Sánchez de construir um muro em Espanha, um muro entre ambas as Espanhas. É uma grande jogada na estratégia de Sánchez de dividir Espanha através de um muro construído pelo governo e também interessado em construir a partir da VOX", disse.

Leia Também: Extrema-direita espanhola promete "resistência civil longa"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório