Reino Unido e UE? Depois da "raiva" pós-Brexit, relação é "positiva"
A relação com a União Europeia (UE) é "positiva e está a dar bons resultados" agora que "muito da paixão e da raiva" do período inicial pós-Brexit já diminuiu, afirmou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, David Cameron.
© Reuters
Mundo David Cameron
Numa audição na comissão parlamentar dos Assuntos Europeus da Câmara dos Lordes (câmara alta do parlamento britânico), o antigo primeiro-ministro do Reino Unido revelou que, depois de se ter demitido do cargo na sequência do referendo que ditou a saída britânica da União Europeia (processo conhecido como 'Brexit'), contra a qual fez campanha, deixou de falar com líderes europeus.
"Depois de deixar o cargo, não falei propositadamente com dirigentes europeus que conhecia muito bem. Não quis prejudicar de forma alguma a posição negocial do Governo quando estava a negociar o acordo de saída", afirmou.
Entretanto, prosseguiu o chefe da diplomacia britânica, "muito da paixão e da raiva desapareceram da relação", a qual "é muito mais funcional".
"As relações são positivas e estão a bons resultados em áreas em que queremos tê-los. Decidimos não ser membros, mas podemos ser amigos, vizinhos e parceiros, e fazemos com que essa parceria funcione o melhor possível, e penso que está a dar resultados", vincou.
Chefe de Governo entre 2010 e 2016, David Cameron foi nomeado chefe da diplomacia britânica em 13 de novembro, na sequência de uma remodelação governamental, tendo para esse efeito sido feito membro da Câmara dos Lordes.
O Reino Unido saiu formalmente da UE em 31 de janeiro de 2020, após um processo de negociações acrimonioso que resultou em relações tensas entre Londres e Bruxelas.
Leia Também: Britânicos querem aproximação à UE, mas sem reabrir Brexit
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com