Numa mensagem novamente enviada aos eurodeputados e funcionários, e à qual a agência Lusa teve acesso, o centro de gestão de crises da assembleia europeia indicou que "o incidente de contaminação suspeita da água em Estrasburgo foi identificado como um caso isolado e encerrado na sequência da intervenção do Parlamento Europeu e dos serviços nacionais de proteção e segurança".
Também os serviços de imprensa do Parlamento Europeu explicaram, numa informação aos jornalistas que, "na sequência de uma suspeita de contaminação numa garrafa de água distribuída em Estrasburgo, por precaução, o pessoal e os deputados foram convidados a não beber de qualquer garrafa de água nas instalações do PE até nova ordem".
"Tratou-se de uma mensagem de precaução enviada no âmbito do dever de diligência da instituição. Como o procedimento exige, as autoridades nacionais foram informadas e foram efetuados controlos, [mas] o incidente parece ter sido um caso isolado", adiantaram.
Sem precisar, os serviços de imprensa do Parlamento Europeu indicaram que "o âmbito do incidente e o número de pessoas afetadas por sintomas ligeiros foram muito limitados".
"Uma garrafa e duas pessoas que sofreram de sintomas ligeiros e regressaram ao trabalho", concluíram.
Eurodeputados e funcionários do Parlamento Europeu foram esta manhã avisados de garrafas de água contaminadas nas instalações em Estrasburgo, no hemiciclo e nos gabinetes, situação que a assembleia europeia disse investigar, avançaram fontes europeias à Lusa.
Numa mensagem hoje enviada aos eurodeputados e funcionários, o centro de gestão de crises do Parlamento Europeu avisou sobre "suspeita de contaminação da água em Estrasburgo em garrafas de água distribuídas no hemiciclo e nos gabinetes da presidência hoje".
Contactada pela Lusa, fonte oficial do Parlamento Europeu confirmou a mensagem, enviada "após suspeita", indicando que a instituição estava "a acompanhar" a situação.
A sessão plenária de dezembro do Parlamento Europeu começou na segunda-feira e terminou hoje.
Leia Também: Garrafas contaminadas no Parlamento Europeu? Foi emitido aviso