Um deputado municipal detonou, esta sexta-feira, três granadas durante uma reunião da autarquia de Keretsky, na Ucrânia, matando pelo menos uma pessoa e ferindo outras 26, avançam os meios de comunicação social locais.
De acordo com o Kyiv Independent, não foi possível confirmar, até ao momento, se o morto é o atacante. Das mais de duas dezenas de feridos, seis estão em estado grave.
O momento, que ficou registado pelas câmeras de videovigilância da câmara, está a ser partilhado por várias contas nas redes sociais.
No vídeo, que pode ferir as suscetibilidades das pessoas mais sensíveis, vê-se o deputado a entrar na sala enquanto os restantes membros o ignoram. A reunião prossegue e ele fica à porta da sala. A certa altura começa a falar por cima de quem estava a presidir o encontro, chamando a atenção dos presentes. Nessa altura, detona as granadas e veem-se as explosões e várias pessoas a fugir.
In Zakarpattia Oblast in western Ukraine, one of the deputies detonated three grenades during a meeting in the building of the Keretsk village council.
— Status-6 (Military & Conflict News) (@Archer83Able) December 15, 2023
Until the explosions, people present at the meeting weren't aware of what's happening.
At least two people were killed and 26… pic.twitter.com/jPiXJs0RvJ
Ao Kyiv Independent a polícia disse que o incidente está a ser investigado como um possível ataque terrorista.
A polícia não identificou o autor do alegado atentado, mas o Ukrainska Pravda e outros meios de comunicação garantem que se tratava de Serhii Batryn, um membro do conselho do município do partido Servo do Povo, o mesmo de Volodymyr Zelensky.
De acordo com estes meios, Serhii já tinha estado envolvido em várias discussões com os colegas da autarquia. Antes de detonar as granadas, o ucraniano teria mesmo abandonado a reunião, após mais um confronto. Pouco depois, voltou armado e protagonizando o violento ataque.
O presidente da Ucrânia ainda não reagiu ao ataque.
Leia Também: PE critica impasse sobre orçamento e apoio financeiro à Ucrânia