Uma brasileira que vive em Grindavik, na Islândia, recorreu às redes sociais para relatar o que está a sentir desde que um vulcão entrou em erupção na segunda-feira na zona, onde vive.
"Estou em choque. Não sabemos onde que é exatamente. Só sabemos que é gigante", explicou Jéssica Costa nas redes sociais, citada pelo g1.
A mulher, que está grávida de nove meses, de acordo com a publicação brasileira, mora na cidade islandesa há quatro anos. Apesar do momento que o país vive, a brasileira 'brincou' com a situação.
"O pessoal me perguntando aqui se o bebé vai nascer. O único bebé que vai nascer agora é a diarreia que vai me dar de nervosismo", afirmou, enquanto falava nos stories que publicou no Instagram.
As declarações foram feitas já na manhã desta terça-feira, e Jéssica Costa referiu que a lava não é suficiente para atingir a casa onde reside. "A nossa casa continua e vai manter-se de pé", escreveu nas redes sociais.
Jéssica e outros habitantes da cidade saíram do local ainda em novembro, devido à atividade sísmica que tem vindo a ser registadas já há algumas semanas na região. Atualmente, está na capital, Reiquiavique.
A Islândia, um pequeno país localizado no Atlântico Norte e conhecido pelas suas paisagens, fica também numa zona do globo extremamente ativa a nível sísmico. O país tem cerca de 30 sistemas ativos e, desde o final de outubro, registou 24 mil sismos.
Em 2010, a erupção do Eyjafjallajökull foi um enorme constrangimento para o Atlântico Norte e para a Europa, com as cinzas e o fumo expelido pelo vulcão islandês a provocar disrupções ao tráfego aéreo durante meses, durante a primavera.
Leia Também: Imagens impressionantes mostram erupção vulcânica na Islândia