"Atordoar a presa". Chef em Itália alvo de polémica após frase sexista
Sergio Barzetti referiu-se às mulheres como "presas" e deu um exemplo pessoal, tendo levantado indignação. Cozinheiro pediu desculpas.
© @sergiobarzetti/ Instagram
Mundo Violência de género
Um momento transmitido ao vivo na televisão italiana está a indignar o país, tendo o protagonista emitido já um pedido de desculpas.
Tudo se passou no programa de culinária 'È sempre mezzogiorno' [É sempre meio-dia', na tradução livre] enquanto um chef preparava um prato.
Segundo as publicações italianas, o cozinheiro, Sergio Barzetti, preparava um risotto, e a conversa começou a 'cair mal' quando se começou a falar deste prato como um prato para um encontro 'a dois'.
Enquanto explicava como se cozinhava, e entre a explicação de que se usava metade do copo de vinho para o prato e a outra metade para beber - ideia defendida pela apresentadora -, o chef respondeu: "[Isso] vai fazer algo importante: atordoar a presa".
A apresentadora, Antonella Clerici, atirou logo de seguida: "Dito assim não é simpático".
As palavras "intoleráveis" e o pedido de desculpa
Uma senadora da oposição, Barbara Floridia, que é também presidente da empresa estatal de rádio e televisão, condenou as palavras do chef, dizendo que estas eram "intoleráveis".
"Como é possível que, enquanto o país está a ter debates sobre o combate à violência de género e cultura de violação, no serviço público possam ser ditas certas frases entre risadas gerais?", questionou.
"Não podemos tolerar o uso da expressão 'atordoar a presa' em referência às mulheres. Espero que profissionais como a Antonella Clerici estejam sempre preparados para intervir de forma enérgica para estigmatizar expressões como esta", rematou, numa publicação partilhada na rede social X (antigo Twitter).
Lo scambio di battute nella trasmissione del mattino di #Rai1 condotta da Antonella #Clerici è intollerabile.
— Barbara Floridia (@FloridiaBarbara) December 20, 2023
Com’è possibile che mentre il Paese è attraversato dal dibattito sul contrasto alla violenza di genere e alla cultura dello stupro sul #ServizioPubblico si possano dire…
Já depois desta intervenção, o chef recorreu ao Instagram para pedir desculpas sobre as suas palavras. "Nas últimas horas, tive oportunidade para refletir sobre o que aconteceu. Ouvi o que disse, e, sobretudo, graças a uma conversa com a minha família, percebi por que razão estas palavras são completamente erradas. Peço desculpa a todas as mulheres, à minha esposa, à Antonella e a todas aquelas pessoas que ficaram indignadas com estas palavras inadequadas. Esta experiência e a discussão que ela gerou vão ajudar-me a evitar cometer o mesmo erro", escreveu.
Leia Também: Afeganistão usa prisões para acolher mulheres vítimas de violência
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com