Blinken lidera equipa que vai discutir crise migratória com Obrador
Uma delegação dos Estados Unidos liderada pelo secretário de Estado, Antony Blinken, desloca-se nos próximos dias ao México para discutir com o Presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador a crise migratória na fronteira, revelou hoje a Casa Branca.
© JONATHAN ERNST/POOL/AFP via Getty Images
Mundo Antony Blinken
Ainda sem datas específicas, esta viagem contará também com a participação do secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, e a assessora presidencial Elizabeth Sherwood.
O anúncio foi feito pelo porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, que adiantou detalhes sobre o telefonema ocorrido hoje entre o Presidente dos EUA Joe Biden, e homólogo mexicano López Obrador.
"Os dois líderes concordaram que são urgentemente necessárias medidas adicionais para que os principais postos de entrada através da nossa fronteira comum possam ser reabertos", frisou Kirby.
As autoridades norte-americanas encerraram a passagem de comboios nas cidades fronteiriças de Eagle Pass e El Paso (Texas) e no posto de entrada de Lukeville (Arizona), em resposta a um aumento na chegada de migrantes.
No mês de dezembro foram registados números históricos de pessoas que procuraram entrar nos EUA pela fronteira com o México.
Em 18 de dezembro, a patrulha de fronteira dos EUA processou casos de mais de 10.800 pessoas, a maioria destas requerentes de asilo, segundo dados recolhidos pela organização de direitos humanos WOLA.
O chefe da diplomacia dos EUA esteve pela última vez na Cidade do México em outubro, onde se reuniu com López Obrador e altos funcionários do Governo mexicano para abordar a crise do tráfico de fentanil e os fluxos migratórios.
Leia Também: Chefe da diplomacia dos EUA diz ter um plano para financiamento de Kyiv
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com